Prever, ou ver por antecipação o futuro já faz parte da cultura da humanidade.
'Consultar' o horóscopo pessoal ou a nível de previsões astrológicas mundiais é uma prática usual, especialmente ao final de cada ano.
E, estamos chegando ao final de mais um ano. Mas, estaremos chegando mesmo ao ano 2012?
Segundo o Calendário Gregoriano ou Cristão, sim. Mas, segundo o ano Cósmico, o corrente ano de 2011 corresponde ao ano de 1999, e, portanto, o ano de 2012 ao ano de 2000. Isto porque há uma diferença de doze anos entre um e o outro.
Muitas são as afirmações de que passaremos por grandes mudanças no próximo ano: . -"Não sobrará pedra sobre pedra e tudo será completamente novo depois de 2012" - é uma das previsões citadas no Almanaque do Pensamento baseado-se na interpretação dos trânsitos dos planetas lentos. As profecias Maias também apontam para mudanças radicias, com o fim de um ciclo e o começo de outro. Literatura é o que não falta.
Nostradamus, Edgar Cayce entre outros, tornaram-se famosos por suas previsões.
Como será? - Tempestades magnéticas? Inversão dos polos? O planeta X, Nibiru, Hercólubus? ... Muitas são as hipóteses. Certeza, nenhuma!
Outros apelam para numerologia. O que diz ela? - A numerologia se baseia no significado dos números. A soma dos algarismos do ano 2012 = 5. O número cinco é o número do movimento, das mudanças, da renovação. Segundo a interpretação em "Os Poderes Ocultos dos Números", o cinco é considerado um amuleto ou talismã poderoso para proteger do mal; quando escrito na entrada de uma casa protegia contra os maus espíritos. Outra explicação é que o 5 corresponde ao centro do conjunto da série que forma o Travessão da Balança. Daí a máxima: 'Não passes acima do Travessão da Balança', ou seja, mantém o equilíbrio. Quem promove o desequilíbrio será punido por provocar uma injustiça. Para os chineses os elementos da natureza são cinco: terra, madeira, fogo, metal e água - um interagindo com o outro.
Porém, muitos estão considerando apenas o nº 12, sem olhar o conjunto. Fomos ver o que há de interpretação para o número 12. Os antigos o consideravam um número perfeito, citando como exemplos: Os Signos do Zodíaco, as doze tribo de Israel, os doze fundamentos da Cidade Celestial, os doze meses do ano, as doze aparições de Jesus após sua morte, etc.
Para os entendidos em Taro temos: o nº 5 simboliza o Mestre iniciador nos mistérios de Ísis; ele está sentado entre duas colunas, onde a da direita representa a Lei, e a da esquerda a liberdade de obedecer ou desobedecer. Já o número 12 ele é representado pela figura invertida de um homem (O Enforcado) cujo significado é: visão invertida, vida fora da realidade cósmica e suas consequências com mudanças bruscas.
O assunto é vasto e muito interessante. O mistério persistirá apesar de toda especulação ao redor dos sinais, das interpretações, das comparações com o passado buscando respostas para o futuro.
Desordem reveza com ordem. Erros sucedem à Verdade. Em sua cegueira o homem ignora as vicissitudes das coisas. Elas mudam, se transforma alternadamente através dos tempos produzindo toda sorte de surpresas.
Prever o futuro a nível pessoal, só se for para se prevenir e mudar os rumos. Quanto ao mais é esperar e confiar, pois o futuro a Deus pertence.