quinta-feira, 19 de março de 2015

A NÃO VIOLÊNCIA E A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE LIBERTAR-SE DA IGNORÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO - O ENSINO DE RELIGIÃO NA ESCOLA.


            Ontem assistimos a mais um ato de violência praticado por quem, que  por força do cargo que ocupava – Ministro da Educação – deveria ser um exemplo de civilidade, respeito pelo outro e principalmente pelas instituições republicanas. Não foi assim. Demitiu-se ou foi demitido. Não importa a ordem dos fatos; o que importa é que o Brasil não suporta mais tanta ignorância, violência, descaso pelos valores e pelas instituições. O país já é motivo de chacota pelo mundo afora. Tudo por conta da ignorância institucionalizada e apadrinhada por pessoas que jamais poderiam ocupar cargos de comando da Nação brasileira. Certamente ao chegar ao fundo do poço, recomeçará a saída desta situação vexatória a que fomos levados ‘democraticamente’ pelos donos do poder.

Como libertar-se desse caos? – tudo passa pela educação (!) integral do indivíduo que o liberte da ignorância enquanto ser humano conforme o texto publicado ontem: “Educação do Homem Integral’ neste blog.

Continuando:
Toda violência é filha do egoísmo e da ignorância; ao abolir o egoísmo, extingue-se seu efeito. Ao libertar-se da ignorância o cidadão é capaz de agir com discernimento e justiça.  Para que isso ocorra em nível nacional tudo deverá passará pela Educação respeitando todas as áreas do conhecimento.
Recente noticia falava sobre a volta do ensino da religião nas Escolas; entendo que não é porque o Estado é laico que não se deve ensinar religião na escola.
Creio que o ensino de religião na escola deveria ser de caráter informativo e formativo complementando o que os alunos trazem em sua bagagem de aprendizado no lar e nas diferentes Igrejas.
Explico: - no final dos anos 70  fui encarregada de encerrar  em algumas classes (de nível colegial 2º. Grau) o ano letivo na disciplina em questão – Religião. Sem um programa a seguir, descobri que o professor anterior, um padre, se ativera a elementos da prática religiosa na Igreja católica. Eu precisava de elementos para elaborar uma prova. Comecei a explicar o que é ‘Religião’; os alunos inicialmente displicentes mudaram a postura e passaram a fazer anotações. Fiquei surpresa com o interesse despertado.
 Entendo que o ensino de Religião não seria o doutrinário, mas um ensino sobre ‘religiosidade’ e conhecimentos não só da religião cristã-judaica, mas dos valores universais inerentes à pratica religiosa como uma manifestação das diferentes culturas. Isso permitiria que todos os alunos participassem   das aulas independente de credos particulares, pois nada teria a ver com doutrinação, fanatismos religiosos, preconceitos, etc.
Alegarão a falta de professores. Com o desmonte praticado em todos os setores do país, inclusive na formação de professores, nossa sugestão é que para começo seja elaborado um programa básico e manuais onde o ecletismo deverá ser a linha mestra. Também não havia professores com formação específica para lecionar Educação Moral e Cívica nem manuais didáticos quando essa disciplina passou a fazer parte do currículo escolar. Nós e outras colegas assumimos a responsabilidade pela elaboração dos conteúdos  programáticos e  ‘Lições’ que foram ministradas no colégio.

Nota – as 25 Lições  estão publicadas no outro blog nosso; para quem quiser consultar e divulgar – link ao lado.