sexta-feira, 14 de novembro de 2014

REFUNDAR A REPÚBLICA OU RESTABELECER A MONARQUIA. CALMA! TUDO É POSSÍVEL – FALTA CORAGEM? O QUE DIZEM AS CORES NACIONAIS.


DE 15 de NOVEMBRO de 1889 a 15 de NOVEMBRO de 2014 se passaram  125 anos.  Tempo mais do que suficiente para se exigir que a política no Brasil  seja praticada com mais responsabilidade e principalmente com decoro.

Com a proclamação da República,  a Família Imperial teve que deixar o país às pressas, embarcando para Lisboa no dia 17 de Novembro de 1889, às três horas da madrugada, deixando para trás  bens pessoais e propriedades particulares. É o caso do Palácio da Princesa Isabel no Rio de Janeiro, cuja indenização está sendo requerida na Justiça pelos herdeiros... Há também um rico acervo de objetos pertencentes a quem nos legou a Independência, e que  está prestes a ser leiloado dispersando assim parte de um patrimônio histórico. Petrópolis guarda o valioso Museu Imperial que conta parte de nossa história...  

O Brasil passou a ser uma República no dia 15/11/1889. Quantos Presidentes ocuparam o cargo de chefes de Estado? Quantos altos e baixos políticos e econômicos vivenciamos? E, nas últimas décadas, quanta malevolência e corrupção a transbordar de todas as esferas governamentais!
O movimento republicano ocorreu para atender aos descontentes com a abolição da escravatura – Lei Áurea – assinada pela Princesa Isabel. O seu efeito prossegue com os descontentes com as liberdades que a Nação brasileira ainda desfruta. Enquanto mostra uma cara, vai fazendo o oposto do que diz.
Fica no ar uma expectativa do que deverá acontecer para que ocorra uma mudança radical (eu disse radical) na condução da política nacional que atenda a todos e não aos grupos que se apropriaram do poder.

AS REFORMAS – O grande achado para evitar uma ruptura das instituições! Reforma política pode ser a solução. Porém não pode ser feita pelos que estão no comando do país – PT e Aliados – que querem continuar nos postos. Aliás, alguns desses políticos se comportam como se fossem os herdeiros naturais da coroa imperial.
Reforma política é o que o povo também pede, sem entender bem o que fazer.  Fim da reeleição. Fim do político profissional que se comporta como pertencente a uma casta superior com direitos especiais; uma vez eleito, não larga mais a mamata. O reecoll, o ostracismo, a destituição definitiva dos políticos incompetentes ou corruptos. Reconhecemos que há bons políticos, dignos e competentes; aliás, não fosse por eles, o Brasil já teria afundado num caos.

Só que no sistema vigente, com a burocracia imperante e  a Justiça mais vagarosa do mundo, com inúmeras brechas que protelam decisões, fica difícil moralizar a política.

É possível refundar a República. É possível restabelecer a Monarquia. É possível um sistema misto de República com Parlamentarismo ou de uma Monarquia Constitucional Parlamentarista. Quem tiver competência e princípios éticos poderá ter seu espaço político sem a necessidade de rupturas  ou traumas ditatoriais. Em todos os casos o mais importante é diminuir o tamanho do Estado.

A República pede ORDEM. A República pede PROGRESSO. A República pede respeito pelos direitos Democráticos e liberdades individuais. Pede,  principalmente,  clareza  e honestidade. Basta de escravidão. 
Acorda Brasil!

Anote : - ‘A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo’. (Monteiro Lobato)

I-           Significado do Verde e Amarelo da Bandeira:
O Brasil, esotericamente está sob o signo da cor que permite o ressurgir do caos (putrefação e corrupção) para a regeneração, através do símbolo da cor Verde. A cor amarela, por sua vez, representa a espiritualidade em desenvolvimento. Verde e Amarelo, cores luminosas do centro do espectro, são acompanhadas do Branco (limpeza e purificação – soma de todas as cores remetendo para o Verbo/ o Criador)  e do Azul - claro (a vibração cordial – core/coração).

II-        Verde –  a cor da casa real de Bragança (D. Pedro I). Amarelo –  a cor da casa de Habsburgos da Áustria – (Dona Maria Leopoldina – 1ª. Imperatriz do Brasil).