sábado, 29 de novembro de 2014

A MUDANÇA – (História Ilustrativa da vida Real)


Quando do fim do governo Lula escrevi um texto intitulado “Fim da Era Lula”. Acreditava piamente que haveria uma mudança na condução da política. Engano redondo.

Hoje, sem o mesmo otimismo, constato que o novo velho governo deverá persistir nos próximos quatro anos, salvo algum acontecimento que mude o rumo da história.  A fala do ministro Gilberto Carvalho sobre a nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda não deixa dúvidas. Diz ele: “quem governa é a presidenta, não é o ministro. O ministro não tem autonomia para fazer uma política própria. Ele faz uma política dirigida pela presidenta, discutida com a presidenta e resolvida pela presidenta.”(sic).

Mudanças... – ‘quem não muda não progride’ – diz velho adágio.
Mudanças são necessárias, mas as verdadeiras são raras e muitas vezes ocorrem de maneira traumática.
Mudanças... – nem sempre dependem da nossa vontade.

O assunto me remeteu a uma história da vida real que ouvi muitas vezes desde a infância. Creio que ilustra bem o momento atual.

A MUDANÇA (História da vida Real)

O administrador de uma fazenda de café, lá do interior, tinha tudo o que podia querer como funcionário bem sucedido na condução do negócio para o patrão que morava na capital. Havia um porém. À noite, ruídos e perturbações na casa impediam à família descansar e, até os pequenos animais domésticos sofriam com os ‘intrusos’ noturnos.
 - Seriam ratos? Morcegos? Corujas? - As buscas sempre acabavam em nada, com mais uma noite mal dormida e a casa toda desarrumada. Resolveram ignorar o assunto, e nada. A bagunça continuava e ao amanhecer tudo estava sujo e fora do lugar, principalmente na cozinha.
Cansados, resolveram mudar. Acertadas as contas, e, com um novo emprego em fazenda vizinha, prepararam a mudança. No dia combinado as carroças chegaram para buscar os pertences do administrador.
 Enquanto a mulher ficou dentro da casa encaminhando o que deveria ser levado, ele e os ajudantes iam acomodando os móveis, os baús, os caixotes, as ferramentas e sacos com mantimentos nas carroças, amarrando tudo de forma segura.
Quando o administrador entendeu que tudo já havia sido carregado e que já era hora de partir, foi até a porta da casa e perguntou à mulher:
- Podemos ir?
Para sua surpresa, ouviu uma voz vinda do alto de uma das carroças dizer:
- Sim. Podemos ir. Estamos todos aqui!
Desanimado, mandou descarregar a mudança e desistiu de ir para outro lugar. Os intrusos estavam mudando junto! O jeito era enfrentá-los ali mesmo.


Concluindo: - O folclore contém muitos relatos considerados produto de imaginação ou da fantasia; de minha parte, não brinco com coisa séria. Muito menos quando governantes e seus aliados falam que vão fazer o diabo... Para entender, basta ler São Paulo em mensagem aos Efésios sobre a “Armadura de Deus” (10, 11, 12...20)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MORALIDADE – PALAVRA EM DESUSO NOS MEIOS POLÍTICOS.A NECESSIDADE DO RESGATE DA CREDIBILIDADE EM TODOS OS NÍVEIS DA VIDA NACIONAL.


Está ficando difícil escolher um tema para falar do momento atual. Um assunto é mais escabroso que o outro, e, nós, simples cidadãos, nos envergonhamos do que está acontecendo na política nacional, a começar pelo desrespeito às Leis que regem a vida da Nação, ao grau de corrupção atingindo todos os setores.

Resgate da credibilidade – Uma nova equipe econômica  foi apresentada ontem. Se vai ter autonomia ou não, só saberemos no próximo ano. Até lá tudo não passa de jogo de cena.

- L D O > Lei das Diretrizes Orçamentárias – (a cereja do bolo) > a proposta indecorosa do governo para burlar a lei para escapar da punição do crime de responsabilidade fiscal, mais o desplante dos lideres da base do governo no Congresso em negociar trocas de cargos e favores para livrar a presidente do impeachment, reforça nossa ideia de que essa classe política que vem se perpetuando no poder precisa dar lugar à decência e à moralidade no trato da coisa pública.
O vergonhoso comportamento do presidente da Câmara na condução do assunto reforça nossa tese do fim do político profissional. Bravatas e embromação não são atitudes dignas de  representantes do povo.

- Corrupção – Operação Lava Jato – Petrolão > os bilhões de recursos roubados seja por empresários das empreiteiras, seja por políticos e diretores/funcionários  da Estatal (até com nota fiscal e recibo!), seriam suficientes para acabar com o analfabetismo no país. O chororô sobre os royalties do pré-sal são cortina de fumaça encobrindo a triste realidade da Petrobrás. E, com os preços do petróleo caindo no mercado internacional, e os reajustes que serão feitos aqui nos combustíveis, haverá muito mais a lamentar. Voltarão todos os recursos desviados da Petrobrás? Quando?

- Operação ‘Braços Abertos’ & o Craque legalizado a céu aberto no centro de uma das maiores cidades do mundo. Não quero acreditar que tenha sido uma ação programada com o intuito de depreciar São Paulo, mas infelizmente, é o que parece ser... Em resumo: ‘braços abertos, olhos fechados, consciência castrada’ redundou numa porta aberta para que até laboratórios do tráfico se instalassem na cidade para  fornecer as drogas aos usuários. Agora o senhor prefeito Haddad pede ajuda ao governo do Estado. A incompetência no poder dá nisso.

- Violência no Campus da USP com mortes de calouros e estupro de alunas. Jovens universitários agredindo física e moralmente colegas ignorando que são seus semelhantes e que merecem tanto respeito quanto eles próprios. Onde está o erro? Talvez a começar pela seleção dos jovens ao ingresso na Universidade. A seguir, a aplicação do estatuto – punições e até a exclusão dos alunos com comportamento inadequado; e uma maior vigilância, não só por parte da direção, do corpo docente e dos funcionários, mas também por parte dos alunos que podem agir para inibir a ação de minorias violentas.

- Racismo? Consciência Negra? Quotas ? – conhecimento não ocupa lugar e cada um deve fazer sua parte independente de sua origem étnica. Quando lecionava tive que enfrentar pequenas reações em classe quando o assunto era a formação da população brasileira. E nem sempre foi entre brancos e negros ou mestiços, mas entre os próprios alunos de origem afro que não se aceitavam uns aos outros. Era raro, mas às vezes acontecia. Quanto ao rendimento escolar não havia nada que os diferenciasse dos demais colegas. O maior erro em tudo é ficar alimentando querelas. A melhor solução está em redirecionar pensamentos e atitudes, e criar interesses e objetivos que elevem a auto-estima de todos, de forma espontânea e natural, independente de origem étnica e social, ou crenças e práticas culturais.


Encerrando - Falar em ética, moralidade, respeito mútuo, decência de condutas, transparência, lisura no trato seja na coisa pública ou privada, etc.,  com os inúmeros exemplos que dominam os espaços nos jornais é algo para desanimar, pois o pior exemplo vem de cima e acaba contaminando tudo. No entanto, não devemos perder as esperanças e continuar vigilantes.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: MAIS CIÊNCIA E MENOS SENSACIONALISMO.


A discussão climática gira entre se estamos enfrentando uma alteração irreversível das temperaturas com o Aquecimento global ou se caminhamos para uma pequena idade do gelo. O assunto - efeitos climáticos na vida humana e as alterações ocorridas dominam os noticiários de todos os continentes, pois é global.  
Impressionaram as imagens das recentes e fortes Nevascas fora de época que atingiram parte do território americano com um acúmulo de mais de um metro de neve em poucas horas. Seca histórica afeta a região sudeste do Brasil prejudicando o abastecimento de água de regiões metropolitanas (SP), secando nascentes (São Francisco), afetando a produção de energia elétrica, e causando queda na produção agrícola. Inundações catastróficas ocorrem no sudeste asiático (monções) com destruição e mortes. Estudos e observações apontam para a alternância de extremos climáticos em grandes áreas da América Central com tornados, secas e chuvas intensas, picos de temperaturas. Nada mais obedece ao calendário humano, se é que algum dia obedeceu. É a natureza quem sempre dita as regras. Lembremos outros fatos atípicos: - as geadas em pleno verão onde deveria fazer calor – fato observado no sul do Brasil no verão (2008/2009) quando houve doze geadas em Santa Catarina nos dias 2/5/13/18/26/27 de dezembro/2008; e, nos dias 5/6/21/22 de janeiro/2009, e nos dias 15 de fevereiro e 15 de março/2009. E, mais as nevascas imprevistas que aconteceram em 2005 na região andina do Peru matando llamas...

– A Organização Meteorológica Mundial dá noticias sobre extremos climáticos apontando que as temperaturas tem sido as maiores registradas desde 1880 quando começaram a ser medidas. Baseia-se em análises de temperaturas combinadas das superfícies de continentes e oceanos de janeiro a outubro deste ano (2014) em comparação com o mesmo período do século XX. Uma observação é de que este aumento de temperatura é distribuído de maneira uniforme tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul.  A média registrada  foi de 0,74 graus centígrados  acima dos 14 graus centígrados só para o mês de outubro.

Até que ponto o homem é o responsável pelas grandes oscilações climáticas observadas?
O bom senso deve prevalecer nas informações e terem embasamento cientifico de forma clara, sobre o que realmente está acontecendo no planeta e apontar soluções para a adaptação às novas condições climáticas.

Clima (conceito) >  se refere a um conjunto de condições atmosféricas que caracterizam uma região do planeta. É o ‘Tempo meteorológico médio ao longo do ano. ’ A variabilidade climática é ampla e de difícil classificação; no passado quando se falava das características gerais de grandes áreas ou zonas (tropical, intertropical, etc.) havia uma leitura genérica de mais fácil compreensão.

Para entender as variações de temperaturas e distribuição de chuvas é necessário levar em consideração diversos fatores que interferem uns nos outros. 

Resumidamente temos:
- 1- Pressão atmosférica (alta e baixa) > circulação das massas de ar (frias e quentes).

2- A Terra em relação ao Sol > os movimentos da Terra – órbita descrita e oscilações verificadas contados em horas, minutos, segundos, etc. que interferem nos índices de insolação de acordo com a latitude. (Cientistas do U. S. Naval Observatory e do Jet Propulsion Laboratory descobriram que a Terra está “diminuindo a rotação” e desenvolvendo estranhas oscilações no seu eixo de rotação normal.).

3- O magnetismo terrestre e as tempestades solares. (Ver – Anomalia do Atlântico Sul e os Cinturões que nos protegem das radiações solares)

4- altitude - o relevo > montanhas, vales, depressões, planícies – agem como dispersores de ventos e da umidade.

5- vulcanismo > terrestre e marítimo (círculo do fogo no Pacifico). As placas tectônicas > (ex. O contínuo deslocamento das placas tectônicas pressiona o grande volume de águas oceânicas como ocorre no Pacífico; esse fenômeno age provocando a inundação de pequenas ilhas que tendem a desaparecer pelo deslocamento da água do mar e não pelo derretimento de geleiras.)

6- Continentalidade: a) distribuição das paisagens vegetais (florestas, matas ciliares, savanas, pântanos, desertos); b) bacias hidrográficas, represas, lagos, geleiras.

7- influência marítima > oceanos e mares: as marés (influência da Lua), as correntes marítimas.

8 - E, a ação do homem em grandes concentrações urbanas criando ilhas de calor, impermeabilização do solo, emissão de gases (CO2), deterioração do meio ambiente, entre outras ações que influenciam diretamente ou indiretamente nas condições ambientais.

Para se determinar o estado médio de um clima numa determinada região recomenda-se um estudo de no mínimo 30 anos com observações e medições diárias da temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, etc.

Em síntese: a Terra passou por muitas mudanças através de sua a história. Para entender o que vai pelo planeta é preciso conhecer a dinâmica climática sob a ação de inúmeras influências. O que se sabe é que as causas são variadas tanto de caráter astronômico como geofísico, e não apenas antropogênico. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

RUÍDOS De NATAL

RUÍDOS De NATAL
I-
Tímidos ainda,  soam os primeiros ruídos do Natal.
Vencendo o turbilhão de notícias pouco dignas de aplausos,
surge o desejo de um despertar para momentos da verdadeira  satisfação espiritual,
Mesmo quando as pessoas dizem em nada creditar.

II-
Que bom seria se, esse sentimento maior,
 não fosse empanado pela hipocrisia social.
 - Incapazes de ver, na vida a palpitar,  
o alento de um ser Superior,
as costas dão, aos valores Universais -
 Regra geral dos ingratos a se vangloriar!

III -
A vida ensina ao aprendiz,  que:
-  Onde reina a escuridão,
Acha o Sábio, claridade.
Como a flor, que no lodo nasce,
Cresce livre de maldade.
Alegremente, entoa cânticos e recomenda:
- ‘Abre a mente e o coração;
Perfuma a rosa do teu viver.
Desperta e luta o bom combate.
É tempo de colher as realizações
e armazenar suavidade nos corações.
É tempo de melhorar a alma  e diminuir a amargura.
É tempo de orar e saber ouvir a resposta
A cada pedido dirigido ao Alto.
Tanto pode ser um ‘Sim’!
Como:  - ‘Toda a vida Não...’
Muitas vezes será: - ‘EU pensei em algo melhor para ti.’

Soem os sinos. Cantem louvores. Façam orações...
É o Natal se fazendo anunciar.

5 1 2 9 3 3 4 5 1 7 6 6 3 9 2 5 3 7 6 6 3 9 1 8 4 2 (Mantra numérico)

domingo, 23 de novembro de 2014

APRENDENDO IDIOMAS PELA APROXIMAÇÃO LINGUÍSTICA – ‘ESTUDAR É UM TRABALHO QUE DEVE SER LEVADO A SÉRIO’.


Outro dia ao abrir o jornal EL Pais – em castelhano – o tradutor não solicitado, apressadinho, passou o texto para o português. Não correspondia ao idioma falado em Portugal, nem no Brasil, nem era aquilo que chamamos de portunhol. Certamente era de algum outro país de língua portuguesa, com a agravante de ignorar que a construção das frases em castelhano não permitem uma tradução ao pé da letra. Demorei em entender o que queriam dizer com ‘caso’ – e vejam vocês – no caso, o ‘caso’ era ‘boina’. Tão simples, pois...

Assim vamos aprendendo. Tempos atrás, ainda nos anos 90, num bate-papo sobre a dificuldade em aprender um idioma estrangeiro, um dos participantes observou que há semelhanças entre inúmeros vocábulos em português, francês, espanhol (castelhano), italiano, e até inglês.

Como gosto de estudar e queria recordar os idiomas (castelhano e Francês e italiano) que usara na Faculdade e em casa, resolvi dedicar algum tempo a verificar as semelhanças linguísticas, tanto por curiosidade  como por distração. Selecionei alguns temas e organizei um vocabulário em português e fui traduzindo para o castelhano, francês, italiano, inglês e esperanto (língua artificial). Foi um passatempo sério e divertido ao mesmo tempo em que me permitiu recordar o que havia aprendido e que, após o término da Faculdade, ficou esquecido.

Algumas mudanças imprevistas, devidas as ‘rasteiras’ do destino, me levaram a por de lado o assunto.  Ontem, encontrei a pasta onde estão guardadas as 210 páginas datilografadas (ainda não tinha computador) e mais algumas incompletas, em rascunho; num levantamento rápido contabilizei mais de 4.500 vocábulos  com grande semelhança entre si nos idiomas acima citados.

No inicio do trabalho também incluí a origem das palavras, o que ajudava a entender o seu significado; essa parte ficou prejudicada com a perda de alguns dicionários antigos onde todos os verbetes também davam a origem da palavra.

É curioso como aqui no Brasil há uma tendência preguiçosa de cortar informações que levem a um conhecimento mais abrangente, que fale à imaginação e consequentemente amplie o universo cultural. Por exemplo, em outras culturas é comum o nome das pessoas terem uma ‘tradução’. - Você sabe o significado do seu nome? - E, falar mais de um idioma, além de algum dialeto, é hábito em muitos países. Não no Brasil. Por falar em dialetos, ouvi a noticia de que será considerada língua oficial o ‘taliano’ falado no Brasil.

Como ver o mundo através de um idioma? A mentalidade de cada povo difere de outro – a forma de se expressar, de construir frases, interpretar significados. A pronúncia, por exemplo, é um desafio a mais – e chega ser divertido aprender transferindo a fala de um para outro idioma.  

Também é preciso entender e saber respeitar a estrutura de cada língua; a língua portuguesa é muito rica, por esse motivo, uma tradução de outro idioma de forma literal fica prejudicada; o mesmo ocorre com o castelhano e com o francês. 

O conhecimento nos chega pelo estudo que é um trabalho que deve ser levado a sério e que pode ser muito prazeroso também. Ao identificar a aproximação linguística entre idiomas torna-se mais fácil seu aprendizado.

#######################

No dia 17 de julho escrevi um texto sobre “Geolingua – Espanhol & Português”(Nossa Língua Portuguesa comemora 8 séculos de existência – Geolingua > Português e Espanhol – Uma proposta). 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O TSUNAMI CHAMADO PETROLÃO: AS AUTORIDADES TÊM POR OBRIGAÇÃO DAR UM BASTA A TANTA IMORALIDADE.


Desde que o noticiário foi dominado pelo Petrolão, o maior escândalo de todos os  tempos da história conhecida deste país, que deixou o mensalão com cara de molecagem de principiante, o assunto continua em pauta e vai ganhando novos personagens e lances .

A platéia de milhões de brasileiros, entre incrédulos e estarrecidos, como eu, começam a entender porque com tanta arrecadação de impostos – o impostômetro atualizado segundo a segundo – falta de tudo em todos os setores de responsabilidade Estatal: - Há muitos sócios na parada.

As promessas eleitorais e a propaganda de um país maravilha serviram de cortina de fumaça para esconder um crescimento negativo  onde tudo é superfaturado e onde nada é concluído de forma eficiente. Basta ver as UPPs, o programa de Minha casa minha Vida com obras mal acabadas, Saúde pedindo socorro, obras de infra-estrutura que não saem do papel por conta do não atendimento por parte do governo federal às unidades governadas por partidos da oposição. São detalhes como esses que  provocam  revolta na população  que só vê uma saída  - a independência da região (SUL), por exemplo, onde o  descaso do governo central  está levando a favelização de áreas antes com um padrão de vida digno.
Perguntam se a presidente Dilma sabia dos fatos ou se é cúmplice no caso da compra da Refinaria de Pasadena, se Graça Foster (ainda não demitida) também tem responsabilidades pelo que está acontecendo; quem são os corruptos; quem são os corruptores; quantos e quais serão os políticos a fazer parte da lista que a Polícia Federal deve divulgar em breve, etc.  O nome do ex-presidente Lula permanece blindado, e, ele, sorrateiramente, manobra para formar o novo governo para a afilhada política. E ela, a serviço de um projeto de poder, vai aceitando as regras do jogo. Para quem dedicou sua vida a fazer ‘revolução,  não estranha que esteja obediente na função que lhe foi conferida substituindo o padrinho à frente do governo. Já conseguiu seu lugar na história...

Ás vezes tenho a impressão de  estar assistindo a cenas de um grande  teatro  político; ao lembrar o chororô quando da discussão da distribuição dos royalties do pré-sal, com direito a lágrimas de governadores, a impressão de uma função articulada se acentua. Todos jogam o jogo de ganho-ganha.
Uma cena do período eleitoral, no entanto,  passou para trás do pano – falo das causas do acidente aéreo que matou o então candidato à presidência Eduardo Campos e outras pessoas que estavam à bordo. A ‘caixa-preta’ avaliada não era a do vôo; onde está a verdadeira ‘caixa-preta’ do vôo? A imprensa não disse mais nada.

O desenrolar das eleições e o ‘gran finale’ com a apuração dos votos,  em sala secreta, e a aceitação imediata por parte dos derrotados  - candidato e partido – deixou no ar a impressão que era o esperado. Portanto sua tarefa agora é a de fazer uma oposição capaz de mudar os rumos da política praticada pelo partido no poder há 12 anos.

Mensalão já é peça fora de cartaz. Agora é a vez do Petrolão. Ainda haverá noticias eleitorais através do caminho feito pelas verbas e propinas pagas e recebidas por corruptos e corruptores, a saber: políticos > empresários / empreiteiras  >< empreiteiras / empresários < políticos. 
As pessoas passam; a Nação Brasileira continua.


Reforma política? – parece que será feita à revelia dos principais interessados. A renovação é inevitável para garantir credibilidade do país perante o mundo.  Os arranjos para que obras não parem, e consequentemente não quebre de vez a economia do Brasil, pode ser um mal menor, necessário. Não o ideal. 
Devolução do que foi roubado da Petrobrás é um ponto de honra. 
Ninguém é santo na história.  A existência de um Clube (do bilhão) mais outro Clube Vip, diz tudo. Porém, o dono da chave do cofre é o Governo que delegou poderes a seus funcionários. 
Não importa quando e em qual governo teve inicio tanto abuso e desrespeito pela administração pública.  Chegou a hora de dar um basta a tanta imoralidade. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A VERDADE SOBRE A BANDEIRA BRASILEIRA


19 de novembro - Dia da Bandeira Nacional.
O texto que segue é uma síntese de pesquisas de várias fontes (livros didáticos, MEC, publicações do Exército, e um artigo do prof. Arthur Luponi – 1967)  realizadas por Benedito Alves Ferreira e o prof. Arthur Luponi - sobre quais as personalidades envolvidas na criação da nossa Bandeira e o significado de cada elemento inserido no pavilhão.

Idealizadores: -  O idealizador foi o escritor Miguel de Lemos. Ao Mal. Deodoro devemos as cores e a configuração antiga da Bandeira do Império, substituindo a Coroa Imperial pelo Cruzeiro do Sul.
A determinação e a localização das estrelas estiveram a cargo do professor de Astronomia Dr. Manoel Pereira Reis, sendo Benjamin Constant quem influenciou a distribuição das estrelas, chegando à posição que ocupam hoje. Levou-se em consideração a posição que representavam no céu da cidade do Rio de Janeiro, às 8,30 h do dia 15 de novembro de 1889, horário aproximado da Proclamação da República. Cada estrela representa um Estado da Federação e o Distrito Federal. E, a cada novo Estado criado, nova estrela é acrescentada levando em conta o mapa estelar daquele dia.

AS ESTRELAS - As estrelas simbolizando os Estados e o DF estão concentradas abaixo da faixa branca; apenas a estrela "Espiga" da constelação de Virgem, representando o Estado do Pará fica acima da faixa branca para indicar que o país também tem território no hemisfério norte. O DF é representado pela estrela "Sigma", do Oitante, e é considerada a estrela Polar por ser o DF o pólo político da Nação.
Acrescenta um gráfico com a distribuição das estrelas na Bandeira e uma relação dos Estados e respectivas estrelas símbolos. Ex: São Paulo - Alfa do Cruzeiro do Sul; Rio de Janeiro - Beta do Cruzeiro do Sul; Goiás – Canopus (alfa) de Argus; Rio Grande do Norte - Lambda de Escorpião; Rio Grande do Sul - Alfa do Triângulo Austral; Bahia - Gama do Cruzeiro do Sul; Maranhão - Beta de Escorpião, etc.

CORES - O primeiro desenho colorido da nova Bandeira foi feito pelo pintor Décio Villares e o projeto foi aprovado no dia 19 de novembro de 1889. Ao contrário do que se tem divulgado para explicar a origem das cores adotadas (verde = matas; amarelo = ouro; azul = céu; branco = paz e a faixa branca seria o Rio Amazonas) a pesquisa encontrou outros dados.

a) verde-primavera = cor da Casa Real de Bragança e que havia sido escolhida por D. Pedro I para a Bandeira-Império e que foi conservada; b) amarelo-ouro = cor simbólica da dinastia de Habsburgos da Áustria, a dinastia da Arquiduquesa Da. Maria Leopoldina, primeira Imperatriz do Brasil; c) Azul e branco = eram as cores da bandeira portuguesa ao tempo de Afonso Henriques adotadas em fins do século XI com a fundação do Ducado Portucalense.

FORMA - Quanto à forma, o retângulo verde equivale ao escudo do "brasão de armas" e o losango amarelo à "lisonja" das damas. A combinação da esfera azul e da faixa branca (que representa o símbolo da soberania do Império Romano), mas que em nossa bandeira recorda a esfera armilar conferida ao príncipe D. Manoel pelos grandes feitos marítimos, entre eles a descoberta do Brasil. A faixa branca simboliza o Zodíaco.

A frase "Ordem e Progresso" é a síntese do lema positivista de Augusto Comte, que diz: "O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim.

A Bandeira, o Escudo, o Selo e o Hino Nacional são símbolos máximos da nossa Pátria.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

A VIOLÊNCIA AO ALCANCE DOS JOVENS OCORRE CADA VEZ MAIS CEDO. QUAL A SOLUÇÃO?


-“Quem não se realiza, se desrealiza”. (H. Rohden)

Violência, guerras, lutas de dominação, agressões físicas ou verbais não são exclusividade do mundo atual. A escola e a sala de aula tornaram-se palco de violência cada vez mais frequente, tanto entre os próprios jovens como em relação aos professores. As cidades, graças ao anonimato, se transformaram em  cenários de guerra, onde morrem milhares de jovens anualmente, não só no Brasil.
A educação comportamental, uma constante através da forma  difusa praticada em sociedade ou em família, além das religiões ensinando princípios éticos e morais, parece ter fracassado em setores da sociedade provocando uma ruptura comportamental. Era da soma dessas práticas educativas que decorriam  a convivência respeitosa em família, nas cidades ou entre os diferentes povos e nações.
Há normas que nascem com os indivíduos que as aperfeiçoam, ou as relegam ao esquecimento. Mas cada sociedade tem seus valores e princípios que podem ser estranhos a pessoas com outros costumes.
Numa tribo indígena, por exemplo, a educação é feita pelo grupo todo. As  crianças, além dos pais biológicos, recebem ensinamentos através da convivência com os demais adultos da tribo. E todos aprendem a ser auto-suficientes. 
Querer impor o ponto de vista civilizado a um nativo, por exemplo, pode ser contraproducente para eles que cresceram dentro de regras diferentes. Eles vivem (ou viviam) a sociedade do consenso, onde ninguém delega poderes ou recebe ordens. Temos que aprender que há outras formas de ver o mundo, de interagir, de se expressar e que devemos resgatar nossos próprios valores considerados obsoletos por alguns descompromissados com a sociedade em que vivem.

A globalização da informação e a rapidez com que as novidades chegam até os locais mais distantes desestabilizam as pessoas em sociedades outrora equilibradas dentro de seus padrões culturais. Isso gera conflitos aos seus membros que passam a  fazer comparações  tomando como parâmetro o que o outro tem e eles não tem.

No chamado mundo civilizado, o grupo familiar vem perdendo espaço. A família, desestruturada por diversos motivos, e assediada pelo Estado que insiste em substituir o poder pátrio, acabou desautorizada a corrigir e exigir dos filhos a prática de condutas antes consideradas educativas e que os preparavam para a vida.

Um jingle atual diz: ‘Criança não trabalha; criança dá trabalho; criança precisa brincar; criança precisa ser feliz... ’
– Certo! – mas o que se está oferecendo a ela em substituição às pequenas rotinas de antigamente? O que está levando aos jovens a ser tão violentos nas escolas? – Quais as motivações que levam jovens a se engajarem em grupos radicais como ocorre no mundo de hoje? E, mais uma pergunta que incomoda: - O índice de suicídios em alguns países, como na Rússia, é produto do quê? Também há noticias de aumento no índice de suicídios entre jovens indígenas...
Poderíamos concluir que há um vazio de vida que leva a mortes  de muitos jovens pelo uso de drogas, bebidas, excesso de velocidade (motos, carros – transformados em ‘armas’), da contaminação através de doenças propagadas pelo sexo, etc. O jovem em conflito interno, ao não encontrar respostas para sua existência, negligencia valores e perde a noção de si e de sua real importância como ser humano. Isso independe de etnia, classe social, poder aquisitivo, oportunidades de estudo, etc.

A sabedoria dos antigos diz: - ‘Mãos e mente desocupada é terreno para o mal se instalar. ’
Os jovens de hoje estão ‘ocupados’ (viciados) com redes sociais. No passado, fazia parte da cultura dos povos o ensino de uma profissão ao jovem, que, aos 18 anos de idade, começava a sua vida financeira independente.
Assistindo a uma entrevista com a magnífica Bibi Ferreira (Roda Viva), recordei parte de minha infância. Minha mãe (espanhola), a exemplo da mãe da Bibi, primava pela preocupação em, dentro das rotinas do dia a dia,  incluir  alguma tarefa útil ou  o estudo e leituras recreativas. Os contos infantis, inclusive de fadas, fizeram parte de nossa infância. Tudo o que aprendi nessa época tem  sido muito útil sob todos os aspectos.
Atualmente os contos, que falam à mente e a fantasia infantil, foram substituídos por leituras realista onde as crianças acabam deprimidas e desiludidas; o mundo luminoso da fantasia tão necessária à formação de sua  personalidade e crescimento como cidadão, lhe está sendo negado.
As modernidades tecnológicas são apenas matéria descartável. O que as crianças e os jovens vão levar para a vida são as experiências sadias, gratificantes que lhes permita se realizar como ser humano.

Mente sã em corpo sadio’ - um ensinamento que não perdeu a validade. E isso deve começar desde a mais tenra idade respeitando a sensibilidade e individualidade.

A tecnologia deu grandes saltos. A ciência realizou muitas descobertas e ofereceu inúmeras comodidades materiais. No entanto se esqueceu das necessidades básicas do  ser humano: disciplina com muito amor, carinho, respeito, compreensão, valorização, educação que  eleve a pessoa moral e espiritualmente dentro de seu circulo familiar em primeiro lugar.

Em resumo, o que falta é reconhecer que a criança e o jovem são  seres humanos. É só consultar o DNA. E os dotes que não são usados, deterioram.Tão simples!

domingo, 16 de novembro de 2014

O MAIOR ESCÂNDALO POLÍTICO E ECONÔMICO QUE NÃO VAI DEIXAR PEDRA SOBRE PEDRA – OBRA E ARTE DO PT - ALIADOS & AMIGOS...


Ontem, dia comemorativo da Proclamação da República, as ruas foram tomadas por cidadãos que sabem quanto custa o pão nosso de cada dia. Não são defensores de ideologias. Não são golpistas querendo o poder. Não são oportunistas querendo permanecer no poder. Não são profissionais de ‘movimentos sociais’ ao gosto dos desocupados a mamar das tetas do governo. São cidadãos que cansaram de ouvir mentiras e de ver a corrupção grassar em todos os setores da administração federal.

O maior escândalo de todos os tempos veio a público colocando em cheque o governo do PT que,  durante doze anos, manda e desmanda no país sem prestar contas à sociedade. Todo planejamento se direcionou a assaltar os cofres públicos. E, tal é sua falta de moralidade que está a exigir que o Congresso mude a lei e crie um  superávit artificial e assim poder fechar as contas. Contas!  Vivendo à larga com os cartões corporativos e propinas, ainda querem mais. 

Quando eu ouvia dizer que o Lula é uma pessoa muito inteligente, imaginava que colocaria a sua inteligência a serviço da Nação. Ledo engano. Ele optou pelo partido (PT) no poder. Lá se vão 12 anos dessa ação antipatriótica. E dizer que FHC  afirmou que havia ficado emocionado (palavras dele) ao passar a faixa presidencial ao um trabalhador... Seria o nosso Lech Walesa - o líder trabalhista do Solidariedade  que liderou o movimento contra o comunismo na Polônia, e que, depois que se tornou político, levou o trabalhismo à falência.

Agora não dá mais para esconder o desastre econômico a que se chegou. A casa caiu. Mal acabaram as eleições, corruptos e corruptores começam a ser presos na maior operação policial da história do país. Só lhes resta uma saída: - dizer a verdade!

 A operação Lava Jato está em sua sétima etapa e há muito mais pela frente. A classe política no poder fará parte de uma próxima lista a ser divulgada pela Policia Federal. Será o fim de festa para muitos deles. Ou o ‘Juízo final’; ou ainda, a reforma política que eles se recusaram a fazer.

No ‘mensalão’ o ex-presidente Lula foi blindado; no ‘Petrolão’ Dilma terá o mesmo benefício? -  O ‘não sabia de nada’ é a tática utilizada pelo enganador que se satisfaz difamando o ‘outro’ colocando a malevolência psicopata a serviço da destruição. O PT se esmerou na ultima campanha eleitoral fazendo o diabo para ganhar as eleições. Ganharam. Pede-se o impeachment da presidente – e, para tal, deverá haver provas. Tudo ao seu tempo.

A Petrobrás é apenas o principal foco do escândalo. O envolvimento de  empreiteiras: Camargo Correia, Mendes Júnior, OAS, UTC, Engevix e outras, indica o grau de lama em que o submundo da política nacional vive.

 A indignação da população que foi às ruas neste sábado  é algo mais que um pedido de punição dos responsáveis por tal conduta vergonhosa. É  uma exigência pela moralização e respeito pela Democracia.

Para restabelecer a ordem muita pedra deverá ser removida. Não restará pedra sobre pedra, promete até a presidente, em fim de mandato. Como será o próximo quatriênio? 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

REFUNDAR A REPÚBLICA OU RESTABELECER A MONARQUIA. CALMA! TUDO É POSSÍVEL – FALTA CORAGEM? O QUE DIZEM AS CORES NACIONAIS.


DE 15 de NOVEMBRO de 1889 a 15 de NOVEMBRO de 2014 se passaram  125 anos.  Tempo mais do que suficiente para se exigir que a política no Brasil  seja praticada com mais responsabilidade e principalmente com decoro.

Com a proclamação da República,  a Família Imperial teve que deixar o país às pressas, embarcando para Lisboa no dia 17 de Novembro de 1889, às três horas da madrugada, deixando para trás  bens pessoais e propriedades particulares. É o caso do Palácio da Princesa Isabel no Rio de Janeiro, cuja indenização está sendo requerida na Justiça pelos herdeiros... Há também um rico acervo de objetos pertencentes a quem nos legou a Independência, e que  está prestes a ser leiloado dispersando assim parte de um patrimônio histórico. Petrópolis guarda o valioso Museu Imperial que conta parte de nossa história...  

O Brasil passou a ser uma República no dia 15/11/1889. Quantos Presidentes ocuparam o cargo de chefes de Estado? Quantos altos e baixos políticos e econômicos vivenciamos? E, nas últimas décadas, quanta malevolência e corrupção a transbordar de todas as esferas governamentais!
O movimento republicano ocorreu para atender aos descontentes com a abolição da escravatura – Lei Áurea – assinada pela Princesa Isabel. O seu efeito prossegue com os descontentes com as liberdades que a Nação brasileira ainda desfruta. Enquanto mostra uma cara, vai fazendo o oposto do que diz.
Fica no ar uma expectativa do que deverá acontecer para que ocorra uma mudança radical (eu disse radical) na condução da política nacional que atenda a todos e não aos grupos que se apropriaram do poder.

AS REFORMAS – O grande achado para evitar uma ruptura das instituições! Reforma política pode ser a solução. Porém não pode ser feita pelos que estão no comando do país – PT e Aliados – que querem continuar nos postos. Aliás, alguns desses políticos se comportam como se fossem os herdeiros naturais da coroa imperial.
Reforma política é o que o povo também pede, sem entender bem o que fazer.  Fim da reeleição. Fim do político profissional que se comporta como pertencente a uma casta superior com direitos especiais; uma vez eleito, não larga mais a mamata. O reecoll, o ostracismo, a destituição definitiva dos políticos incompetentes ou corruptos. Reconhecemos que há bons políticos, dignos e competentes; aliás, não fosse por eles, o Brasil já teria afundado num caos.

Só que no sistema vigente, com a burocracia imperante e  a Justiça mais vagarosa do mundo, com inúmeras brechas que protelam decisões, fica difícil moralizar a política.

É possível refundar a República. É possível restabelecer a Monarquia. É possível um sistema misto de República com Parlamentarismo ou de uma Monarquia Constitucional Parlamentarista. Quem tiver competência e princípios éticos poderá ter seu espaço político sem a necessidade de rupturas  ou traumas ditatoriais. Em todos os casos o mais importante é diminuir o tamanho do Estado.

A República pede ORDEM. A República pede PROGRESSO. A República pede respeito pelos direitos Democráticos e liberdades individuais. Pede,  principalmente,  clareza  e honestidade. Basta de escravidão. 
Acorda Brasil!

Anote : - ‘A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo’. (Monteiro Lobato)

I-           Significado do Verde e Amarelo da Bandeira:
O Brasil, esotericamente está sob o signo da cor que permite o ressurgir do caos (putrefação e corrupção) para a regeneração, através do símbolo da cor Verde. A cor amarela, por sua vez, representa a espiritualidade em desenvolvimento. Verde e Amarelo, cores luminosas do centro do espectro, são acompanhadas do Branco (limpeza e purificação – soma de todas as cores remetendo para o Verbo/ o Criador)  e do Azul - claro (a vibração cordial – core/coração).

II-        Verde –  a cor da casa real de Bragança (D. Pedro I). Amarelo –  a cor da casa de Habsburgos da Áustria – (Dona Maria Leopoldina – 1ª. Imperatriz do Brasil).

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O PANORAMA BRASILEIRO EM VÉSPERAS DE FIM DE ANO:


Fim de ano chegando e por momentos temos a impressão de que o esquecimento começa a dominar as mentes – memória curta do brasileiro já é tradição.
Ficou para trás o 7 X 1 da Copa. Dunga, o novo técnico da Seleção canarinho, está fazendo sua parte e os jogadores com brios vestiram a camisa.

As Eleições aconteceram em dois turnos há tão pouco tempo, mas já parece assunto velho, superado. Será? – Impossível esquecer a truculência da campanha eleitoral e o resultado no segundo turno, especialmente a forma secreta como foi feita a apuração dos votos em sala a portas fechadas. Esse ato ditatorial é para ficar registrado na história republicana do país. Dizem que foram eleições democráticas diretas! Imaginem se não fosse.
A República terá seu dia de comemoração neste próximo sábado e haverá manifestações populares programadas.

Petrobrás ... petrolão... delação premiada... A novela ainda está nos primeiros capítulos. Com a entrada em cena da Justiça americana reacende-se a esperança que tudo seja esclarecido e que os responsáveis pelo vergonhoso assalto à maior empresa brasileira sejam punidos exemplarmente.

O único planejamento eficiente neste país tem sido o das quadrilhas envolvidas em corrupção e assalto aos cofres públicos.
Por falta de planejamento e de uma gestão eficiente, só agora após as eleições, a presidente Dilma inicia os reajustes e cortes que naturalmente vão afetar diretamente o bolso dos brasileiros.
 – Caro eleitor, como se sente você, após a barulhenta campanha eleitoral onde a Presidente acusava ao adversário de que ele faria tudo o que ela está a fazer agora: aumento da gasolina, elevação dos juros, dados do IBGE que não foram divulgados antes por conta das eleições, e que mostram um retrato feio do panorama nacional? 
E tem mais, pois  agora o governo quer a ajuda do Congresso para fraudar as contas e fechar as contas! A gastança foi estratosférica.

Por falar em presidente, ela viajou ontem para mais um encontro de chefes de estado (sic). Os gastos astronômicos do Planalto são pagos pelos cofres públicos. Quantos dias a Presidente e sua equipe esteve reunida em Brasília durante este ano?

Vigilância é a palavra chave para não cair no engodo politiqueiro. Recentemente o  Papa afirmou que o diabo exite, que ele não é um mito, uma lenda, mas que está aí provocando o mal. E foi a campanha eleitoral da candidata reeleita quem garantiu que faria de tudo, inclusive o diabo para ganhar. Ganharam...

O efeito borboleta negativo persiste. Como lidar com essas vibrações negativas  e de ódio destiladas por indivíduos que deveriam ser exemplo de integridade para nossos jovens? Como lidar com os seres sem luz - os ‘sacos vazios’ citados por Castanheda – e que comandam o submundo?

A beligerância que rege as relações entre os países sempre existiu. Ficou claro na fala de Mikail Gorbachov na comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim que aquele ato de reunificação das duas Alemanhas não foi o fim do comunismo. A guerra fria continua, aliás, ela nunca acabou. Apenas houve uma distensão temporária.

 Mais um ano vai se encerrar e muitos farão uma pausa por conta do calendário. A  vida vai continuar com promessas de boa sorte e esperanças por um mundo melhor em especial para a nossa Nação. Espera-se uma agenda positiva por parte das pessoas responsáveis pelos destinos da humanidade.

Como será o amanhã, só Deus sabe.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A CRISE HÍDRICA EM SÃO PAULO E NO BRASIL


Dia 11 de novembro de 2014.
O silencio é cumplicidade. É preciso dizer o que deve ser dito sem medo de cara feia.

Para não perder o costume, alguns apresentadores de noticiários insistem em dar sua versão distorcida em cima do que o entrevistado acabou de falar, como se os ouvintes fossem incapazes de entender o que foi dito.
Foi o que aconteceu ontem quando foi  noticiado que o governador Geraldo Alkimim teve um encontro com a presidente Dilma onde apresentou um plano de oito grande de  obras de infraestrutura  no valor de 3,5 bilhões de reais, para resolver o problema hídrico na grande São Paulo. Vão desde estações de reuso de água, abertura de poços no aquífero Guarani, construção de novos reservatórios, construção de adutoras e ligação entre bacias, etc. Nada a ver com a oferta de ajuda para obras emergenciais feitas pelo governo federal. Estas já vem sendo feitas pelo governo do Estado.
Se o governo federal colaborar, muito bem; se não colaborar, as obras serão feitas da mesma forma – São Paulo não vai parar...

A Crise hídrica no Sudeste: a região vem sofrendo uma crise hídrica acentuada que  afetou  muitas áreas do Estado de São Paulo e de  Minas Gerais. Após as eleições, todos os dias temos novas noticias do que acontece com os rios da bacia do Tietê-Paraná, do rio Grande e do rio São Francisco  afetando a navegação e interrompendo o transporte de pessoas e produtos além de comprometer a produção de energia elétrica.

As chuvas começaram, mas os índices não melhoraram o nível de água nas represas tanto na capital como no interior. 
Isso porque em primeiro lugar é preciso reabastecer os lençóis aquíferos subjacentes. 
Uma coisa que me chamou a atenção foi uma notícia  exibindo uma foto via satélite (NASA) sobre o grande número de nascentes detectadas no município de Sorocaba > 2.881 nascentes! Acontece que a seca também ocorre na região. Sabendo que a região da bacia de São Paulo possui extensas áreas de falhamentos profundos, suponho que as águas que diminuíram drasticamente na Cantareira, por exemplo, podem estar migrando subterraneamente para outros pontos próximos. É uma hipótese. Geólogos podem avaliar a possibilidade. O mesmo vale para as nascentes do rio São Francisco. 
De minha parte vou continuar observando o que acontece e esperando que haja mais clareza técnica e menos politização nos noticiários.  Tudo é uma questão de honestidade.


- ‘ A Democracia, o Progresso e a Tolerância são valores que ainda não se implementaram na Terra(...) Em suma, o mundo sempre foi perigoso. O ocidente é que deixou de ser vigilante’. (Margareth Thatcher).