quinta-feira, 19 de março de 2015

A NÃO VIOLÊNCIA E A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE LIBERTAR-SE DA IGNORÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO - O ENSINO DE RELIGIÃO NA ESCOLA.


            Ontem assistimos a mais um ato de violência praticado por quem, que  por força do cargo que ocupava – Ministro da Educação – deveria ser um exemplo de civilidade, respeito pelo outro e principalmente pelas instituições republicanas. Não foi assim. Demitiu-se ou foi demitido. Não importa a ordem dos fatos; o que importa é que o Brasil não suporta mais tanta ignorância, violência, descaso pelos valores e pelas instituições. O país já é motivo de chacota pelo mundo afora. Tudo por conta da ignorância institucionalizada e apadrinhada por pessoas que jamais poderiam ocupar cargos de comando da Nação brasileira. Certamente ao chegar ao fundo do poço, recomeçará a saída desta situação vexatória a que fomos levados ‘democraticamente’ pelos donos do poder.

Como libertar-se desse caos? – tudo passa pela educação (!) integral do indivíduo que o liberte da ignorância enquanto ser humano conforme o texto publicado ontem: “Educação do Homem Integral’ neste blog.

Continuando:
Toda violência é filha do egoísmo e da ignorância; ao abolir o egoísmo, extingue-se seu efeito. Ao libertar-se da ignorância o cidadão é capaz de agir com discernimento e justiça.  Para que isso ocorra em nível nacional tudo deverá passará pela Educação respeitando todas as áreas do conhecimento.
Recente noticia falava sobre a volta do ensino da religião nas Escolas; entendo que não é porque o Estado é laico que não se deve ensinar religião na escola.
Creio que o ensino de religião na escola deveria ser de caráter informativo e formativo complementando o que os alunos trazem em sua bagagem de aprendizado no lar e nas diferentes Igrejas.
Explico: - no final dos anos 70  fui encarregada de encerrar  em algumas classes (de nível colegial 2º. Grau) o ano letivo na disciplina em questão – Religião. Sem um programa a seguir, descobri que o professor anterior, um padre, se ativera a elementos da prática religiosa na Igreja católica. Eu precisava de elementos para elaborar uma prova. Comecei a explicar o que é ‘Religião’; os alunos inicialmente displicentes mudaram a postura e passaram a fazer anotações. Fiquei surpresa com o interesse despertado.
 Entendo que o ensino de Religião não seria o doutrinário, mas um ensino sobre ‘religiosidade’ e conhecimentos não só da religião cristã-judaica, mas dos valores universais inerentes à pratica religiosa como uma manifestação das diferentes culturas. Isso permitiria que todos os alunos participassem   das aulas independente de credos particulares, pois nada teria a ver com doutrinação, fanatismos religiosos, preconceitos, etc.
Alegarão a falta de professores. Com o desmonte praticado em todos os setores do país, inclusive na formação de professores, nossa sugestão é que para começo seja elaborado um programa básico e manuais onde o ecletismo deverá ser a linha mestra. Também não havia professores com formação específica para lecionar Educação Moral e Cívica nem manuais didáticos quando essa disciplina passou a fazer parte do currículo escolar. Nós e outras colegas assumimos a responsabilidade pela elaboração dos conteúdos  programáticos e  ‘Lições’ que foram ministradas no colégio.

Nota – as 25 Lições  estão publicadas no outro blog nosso; para quem quiser consultar e divulgar – link ao lado.

quarta-feira, 18 de março de 2015

EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL


- "Ninguém pode educar alguém. Alguém só pode educar-se a si mesmo".(Huberto Rohden*)

- "Educação do Homem Integral" – é um texto destinado ao educador visando incutir-lhe a compreensão profunda da arte de educar, que é muito diferente daquilo que os governos praticam, através do Ministério da Educação, ou das Igrejas.
Os governos visam à instrução, enquanto que as Igrejas se preocupam com conceitos de moralidade do agir. Ambos falham esquecendo que o educando é um ser em crescimento e que a verdadeira educação leva ao autoconhecimento e auto-realização.
O livro em questão é apresentado como um manual de auto-realização. E a filosofia individual não é organizável como base de uma educação oficial, pois ela exige uma pedagogia diferente. O autor  parte do princípio de que é a Educação uma espécie de indução realizada por um educador plenamente realizado, isto é, sua conduta é que influenciaria beneficamente os educandos.
 -  "Ninguém pode educar alguém. Alguém só pode educar-se a si mesmo" . Com essas palavras o autor demonstra que toda verdadeira educação só pode ser intransitiva, ou reflexiva, subjetiva. O Mestre só pode mostrar o caminho, através do qual o aluno pode se auto-educar. Cabe a cada um através do livre arbítrio aceitar ou não; ou seja, é necessário que haja receptividade.
 Descobrir fatos fora de nós é Instrução - prepara para a vida profissional; Educação é a realização das qualidades que fazem parte do "Eu" e envolve autoconhecimento. A educação é ação indireta. A arte de educar consiste em descobrir e despertar as potencialidades adormecidas. Ciência e arte, autoconhecimento e auto-realização aliadas a talento e intuição geraram um processo de magnetismo entre educador e educando, realizando o processo educativo.
Hoje a instrução unilateral de valores materiais é a responsável pelo estado de crise existencial das pessoas, pois os valores do Eu não foram desenvolvidos. O desequilíbrio comportamental dos jovens e da sociedade é o resultado. Falta a visão ampla da verdadeira existência individual total regida pelas leis Cósmicas. Esta visão é uma experiência interna, intransferível.
Segundo Einstein os valores que dão sentido à vida "vem de outra região" - são a alma do Universo. A consciência é o eco desses valores e exige obediência; uma pessoa educada pela consciência dos valores dará equilíbrio, paz e harmonia à sociedade e ao mundo. Todo educador deve eduzir, despertando os valores positivos, bons, levando o educando a aceitá-los em seu livre arbítrio mesmo que signifique perda ou sofrimento ao ego. Qualquer prêmio ou castigo é antipedagógico.
A moderna pedagogia que libera o comportamento deixando cada um livre para agir e assim evitar "frustrações" gerou pessoas inseguras, desequilibradas. "Castigo" para melhorar é recomendável; punir para fazer sofrer é imoral. Proibições devem ser apresentadas como forma racional, compreensíveis e benéficas.
Deve o educador falar em Deus? - Sim, quando a ideia equivale ao conceito do Filósofo Spinoza (Deus é alma do Universo), ou como Paulo - "Deus é aquele no qual vivemos...", onde o conceito não é limitado a uma pessoa ou individualidade.
Meditação consiste em desligar-se da dispersividade social, praticando a interioridade, a fim de orientar a vida diária, num encontro consigo mesmo que ajuda a melhorar todos os setores da vida, ao abrir-se para a Fonte Infinita.
No capítulo - "Origem e Natureza do Homem" – o autor  fala do aparecimento do homem sobre a terra como uma creatura potencialmente humana - um ser humano num corpo animal, dotado de espírito e matéria. - "Deus creou o Homem o menos possível para que o homem pudesse crear o mais possível". A tarefa do homem é a de estabelecer a harmonia e o equilíbrio entre a sua natureza Divina e a animal. Cabe à Educação estabelecer essa harmonia e equilíbrio, realizando o Homem Integral.
Alerta para o sistema educativo antipedagógico do ‘prêmio x castigo’, em prática, que levou ao desequilíbrio, ao caos, à violência, à desordem, ao terrorismo... Condena o sistema educacional que pratica uma espécie de "cobaísmo", destacando: - a)  a  adoção de teorias psicológicas ultrapassadas, b) a orientação sexual nas escolas; c)  as teorias de Skinner negando o livre arbítrio;  d) a indisciplina permissiva para evitar traumas e complexos,  esquecendo que a criança e o adolescente têm predomínio do instinto cego que deve ser disciplinado pela razão do adulto. Além do mais, tudo isso foi agravado com a troca da cultura européia pela americana, sem bases sólidas, esquecendo que o homem não é uma justaposição mecânica de corpo e alma; ele é um intercâmbio orgânico entre corpo e alma.
A dispersividade cada vez maior leva a educação a nadar contra a corrente. Liberdade com responsabilidade em conjunto com realização e aperfeiçoamento levam a descobertas e à  conquista da verdadeira felicidade inerente à própria substância do verdadeiro Eu.
Lembra que Céu e Inferno são estados de espírito de cada um, não prêmio ou castigo futuro. Segundo o Bhagavad Gita o Ego é o maior inimigo do Eu. A integração do Eu com o Ego determina o equilíbrio perfeito que uma Educação adequada pode oferecer.

Conclusão: - Toda sociedade é produto do Ego e seu campo é apenas "produtivo", enquanto que o Eu é ‘creativo’. A alo-educação se atém à faixa do Ego e da Lei, e não na do Eu e da Justiça. O direito é do Ego, e a Justiça é do Eu. O maior bem que se pode fazer em termos educacionais é realizar a própria auto-realização porque, o ser bom, leva a fazer o bem, queira ou não.

*Huberto Rohden – filósofo e educador, escritor e conferencista, dedicou sua vida ao estudo e à divulgação da Filosofia Universica tomando por base do pensamento da vida humana, a constituição do próprio Universo evidenciando a afinidade entre a Matemática, Metafísica e Matéria. Em sua estadia na universidade de Princeton – Estados Unidos – conviveu com Albert Einstein.

terça-feira, 17 de março de 2015

O FIM DAS CLASSES POLITICAS ATUAIS É A SOLUÇÃO PARA A GRAVE CRISE NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA


Conheci o Brasil da era Vargas, da era JK, da era do Regime Militar. Todos eles, ao terminar, permitiram uma renovação nos quadros políticos. O atual momento oscila entre uma crise política, institucional, econômica, de valores e a falta de um programa efetivo para promover as reformas necessárias ao país.

O grande erro quando da anistia e da abertura política no Brasil pós ditadura militar (1964/86) foi permitir que pessoas envolvidas nos atos ditos ‘revolucionários em defesa da democracia’- que de democráticos nada tinham -  assumissem cargos para os quais não tinham preparo psicológico nem intelectual. Tudo foi realizado no ‘emocional’ particular para chegar ao poder. Foi nessa tônica que se desenrolaram todos os governos seguintes: José Sarney (PMDB) que substituiu Tancredo Neves, Fernando Collor de Mello que renunciou e sofreu impeachment, substituído pelo vice Itamar Franco, seguido por Fernando Henrique Cardoso PSDB (2 mandatos) e Luiz Inácio Lula da Silva(2 mandatos) a atual Dilma Rousseff iniciando o segundo mandato- ( ambos do PT). A espiral dos resultados dos governos tem sido em prejuízo da Nação.

À falta de um projeto de trabalho em prol do conjunto da nação, cada governante e seus aliados têm preenchido o tempo de mandato  com explicações, promessas, acusações, conchavos políticos, corrupção, uso do Estado em benefício próprio e do partido, viagens nababescas como se vivessem de férias permanentes, etc. Não sobra tempo para governar.

O povo cansou. O governo foi apanhado de surpresa com os panelaços do dia 8 de março durante a fala da presidente Dilma. Foi apanhado de surpresa com a massiva presença do povo na gigantesca manifestação ocorrida no dia 15 onde ficou claro quem são os verdadeiros trabalhadores do Brasil. O ‘fora Dilma’, fora PT, basta de corrupção - desmentiu a previsão de que só os ricos e as elites brancas é que estão descontentes. A paciência do brasileiro acabou. A classe política que está aí perdeu credibilidade, perdeu o apoio popular, perdeu a capacidade de governar. O único projeto é o de permanecer no poder a qualquer preço.

Políticos da vez dizem que não adianta trocar de governante, nem se troca de governo como se troca de camisa. Concordo. Mas  não adianta querer por remendo novo em camisas velhas (sic). É preciso, sim, trocar, substituir por algo novo. Renovação dos quadros políticos e da forma de governo sem traumas institucionais.

Faltam lideranças que negociem com quem está no poder? Faltam. Na política praticada no país vive-se o imediatismo. A falta de princípios éticos transformou a política e os políticos em um mundo sem referencias ou parâmetros de comportamento desligados da realidade. É isso que precisa urgentemente ser sanado.

Querer ou pedir a saída dos corruptos e dos incompetentes no poder não é golpismo. O povo que saiu às ruas está usando o seu direito ao reivindicar o fim do que está aí e o começo de uma nova era na política nacional.  A fala da presidente Dilma em nada melhorou o quadro nacional. Persiste o emocional particular em prejuízo da verdade. Quem não viveu a época compra a meia verdade do discurso praticado.

Foi bonito de se ver o povo nas ruas neste dia 15 de março de 2015. A história do mundo e do país já passou por  momentos marcantes que aconteceram de forma inesperada e mudaram os rumos dos povos e da nação. O Brasil e os países da América Latina passam por uma espécie de purgação, onde o que se tornou obsoleto deverá dar lugar a algo realmente novo.  Isso passa pelo fim das classes políticas atuais.


A pergunta é: - Terão os políticos, não só do Brasil, mas também dos países Latinos (Venezuela, Cuba, Argentina, etc.), a grandeza para se libertar das vaidades pessoais e demonstrar apreço e respeito pela democracia abrindo mão de cargos e posições de mando para dar lugar a projetos que atendam o conjunto da Nação?

segunda-feira, 16 de março de 2015

MARÇO – 15/15 – LAVANDO A ALMA DO BRASIL – MAIS DE DOIS MILHÕES DE PESSOAS DIREITAS MOSTRARAM A CARA.

 

O Brasil acordou! Vestiu-se de verde e amarelo e foi para as ruas dizer de forma simples e direta o que pensa sobre o governo que se apropriou do Estado de forma oportunista e desavergonhada.

Mais de dois milhões de brasileiros foram às ruas pelo Brasil afora; foi algo inédito no país pela espontaneidade da participação massiva sem lideres ou slogans políticos. O que se viu foram demonstrações do pensamento sincero do povo brasileiro contra o governo. E isso não é golpismo. Foi sem dúvida um dia histórico para a Nação brasileira.

            Os protestos e as manifestações que ocorreram no país segundo estimativas da PM foi de um milhão só na capital paulista e mais outro milhão contando as principais capitais e cidades do interior paulista. Tudo transcorreu de forma ordeira e pacífica. Foi a manifestação do povo que trabalha, estuda e produz e está cansado das mentiras, do discurso preconceituoso e discriminatório de desconstrução do outro, praticado pelos oportunistas corruptos no poder nestes últimos 12 anos.

E não será com entrevistas nervosas e inconsistentes de ministros escalados para falar com a imprensa que o governo e a presidente vão recuperar a credibilidade ou a popularidade.


A hora da grande mudança é agora. Uma nova história começa a ser escrita! Parabéns Brasileiros. Vamos dar uma nova cara ao Brasil!

sexta-feira, 13 de março de 2015

BRASILEIROS! - É MOMENTO DE VIVENCIAR O RESPEITO PELA PÁTRIA

Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições.

 

A “CARTA MAGNA” assegura a cada um o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias...

É com esse espírito que todos os brasileiros devem se unir e participar de manifestações em defesa das instituições e dos valores nacionais.

 

PÁTRIA - (Rui Barbosa)

 

“A Pátria não é ninguém: são todos.

E cada qual tem no seio dela

O mesmo direito à idéia, à palavra, à associação.

A Pátria não é um sistema,

Nem uma seita, nem um monopólio,

Nem uma forma de governo;

É o céu, o solo, o povo, a tradição,

A consciência, o lar, o berço dos filhos e

O túmulo dos antepassados,

A comunhão da lei, da língua e da liberdade.

Os que a servem são os que não invejam, os que não difamam,

Os que não conspiram, os que não desalentam,

Os que não emudecem,

Os que não se acovardam, mas resistem,

Mas discutem, mas praticam a justiça,

A admiração, o entusiasmo.

 

##

NOSSA BANDEIRA É VERDE E AMARELA, MAIS O AZUL E BRANCO – CADA ESTRELA É UM ESTADO DA FEDERAÇÃO.

O LEMA: ‘ORDEM E PROGRESSO’.

 

 

quinta-feira, 12 de março de 2015

REPERCUTINDO FRASES - NOTÍCIAS E ASSUNTOS DE INTERESSE NACIONAL – CONFIRA:


Na rodada Nacional: - ‘ Sem Fies alunos temem ter que trancar matricula na Faculdade’ – quem foi que disse: - Brasil, Pátria educadora?

Frases:
- ‘Como milhões de brasileiros, vi a programação da TV Câmara ontem. Chocante’. (ex-ministro Joaquim Barbosa – sobre o depoimento de Pedro Barusco à CPI  sobre os desvios na Petrobrás).

-  ‘A corrupção está no governo, não está no  Congresso Nacional’.
(Eduardo Cunha – Presidente da Câmara – e investigado pela Operação Lava Jato)

- ‘Propina era paga todos os meses a políticos da Lava Jato’ – (Janot – Procurador Geral da República).

- ‘Há de se caracterizar as razões para o impeachment’ (Dilma Rousseff).

 - ‘Governo não se troca como camisa’ (Marina Silva).

- ‘O PT resvala de forma perigosa numa espécie de fundamentalismo político, em que os fins justificam os meios. ’ (Luiz Ruffato – Jornal El País)

- ‘O bolsa família é um campo de concentração de ingresso voluntário, onde quem entra não sai nem que a vaca tussa’. ( artigo: “No ‘governo dos pobres”, bilionários se multiplicam – Percival  Puggina )

- ‘ O Foro de São Paulo é a mais vasta, mais poderosa e mais rica organização política que já existiu no continente. Seu funcionamento – assembleias, grupos de trabalho, publicações, viagens e hospedagens constantes para milhares de agentes – é inviável sem muito dinheiro que até hoje ninguém sabe de onde vem e cuja origem é feio perguntar. É praticamente impossível que verbas do governo brasileiro não tenham sido desviadas em segredo para essa entidade. (Olavo de Carvalho).

Noticias:
 – ‘Em maio de 2013, Brasil concedeu a Cuba um crédito de 176 milhões de dólares para ampliar 5 aeroportos  (- Jornal 14Ymedio.com – artigo sobre a visita a Cuba do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel ) – Nota: - o projeto é orçado em 207 milhões de dólares e está ao cargo da empreiteira Odebrecht – a mesma que construiu o porto de Mariel e está investindo na modernização do centro açucareiro da província de Cienfuegos em Cuba.

Manifestações: 1- MST – continua em sua ‘luta’ provocando instabilidade social pelo país e apoiando o governo bolivariano na Venezuela onde o presidente Maduro conseguiu ampliar seus poderes ditatoriais por mais seis meses.
2- Dia 13 será a vez dos movimentos sindicais em favor do governo no Brasil cuja popularidade presidencial despencou para um dígito (apenas 7% !) .
3- Movimento vem para a rua, mais todos os indignados deverão se manifestar pacificamente em prol de mudanças na política nacional no próximo domingo dia 15 pelo país afora.   


Mensagem de Sabedoria Milenar: - ‘Lutar e vencer em todas as batalhas não é a glória suprema; a glória suprema consiste em quebrar a resistência sem lutar’. E essa guerra deve levar em conta: a) - a Lei Moral; b- O Céu; c) - A Terra; d) - O Chefe; e) - O Método e a disciplina. (A Arte da Guerra – Sun Tzu).

quarta-feira, 11 de março de 2015

AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E O DESAFIO DEMOGRÁFICO – UM FATOR ECONÔMICO E SOCIAL


A ONU estima que haja 200 milhões de migrantes no mundo. Muitos são meros trabalhadores ou jovens fazendo intercambio cultural e não visam a permanência no país. O movimento migratório com motivação de permanência tende a aumentar tanto por pressões demográficas, quer por fatores econômicos, políticos e sociais. Já há manuais e também são realizadas palestras para orientar brasileiros que desejem emigrar. Atualmente a entrada de imigrantes no Brasil é liderada por americanos (USA), seguida de pessoas vindas do Japão, Paraguai, Portugal, Bolívia, Argentina, Haiti. No Brasil cresce a tendência à migração internacional (legal) atraindo jovens e famílias de brasileiros para estudar e para estabelecer residência em outros países, desde que tenham um mínimo de formação exigida no país de destino, entre elas o domínio da língua. 

A entrada de grande número de migrantes clandestinos ou legais em várias partes do mundo chama a atenção; o destaque são as rotas com destino aos países europeus partindo do Norte da África; no Oriente Médio ocorre o problema dos refugiados de guerra;  no Brasil, temos a entrada de grande número de imigrantes provenientes de países vizinhos, muitos deles ilegais, em busca de um ganho visando o retorno a seus países de origem; o ‘mais médicos’ – por exemplo, equivale à exportação & importação de mão de obra que rende divisas ao país cubano. Estes já praticam o que o autor do artigo ‘Pressões Demográfica’ – como ‘investimento rendoso’ (sic) sugere.

Sob o titulo ‘O DESAFIO DEMOGRÁFICO’ o artigo ( professor Bjorn Lomborg) foi divulgado em vários países da América Latina no final de 2014. 
Diz ele:
- “Quando se pensa no "problema demográfico" mundial centra-se, normalmente, a atenção no rápido crescimento da população em algumas partes do mundo em desenvolvimento. Mas, globalmente, a taxa de crescimento da população está, na verdade, a cair e espera-se que estabilize no final do século. Apesar de não podermos ignorar o fato de, até meados do século, a população mundial poder crescer 2,4 mil milhões de pessoas, de acordo com estimativas das Nações Unidas, outro problema demográfico merece a nossa atenção: os grandes bolsões de declínio demográfico”. Na sequência chama a atenção para o fato de que a percentagem de idosos está a aumentar enquanto que a taxa de nascimentos é muito baixa, o que compromete o equilíbrio demográfico para garantir qualidade de vida para todos, em especial para os mais idosos. Isso forçaria um número cada vez menor de pessoas a suportar um número cada vez maior de pessoas gozando da merecida aposentadoria. Por outro lado, nos países em desenvolvimento estaria a ocorrer o contrário, com um grande número de jovens desempregados, ou subempregados; a consequência que há poucas pessoas contribuindo para mais adiante poder enfrentar o problema do envelhecimento e diminuição da população.
Como solução para esses desequilíbrios sugere que os países desenvolvidos reduzam as restrições à entrada de imigrantes que contribuiriam com impostos para ajudar os países desenvolvidos a financiar as reformas e com suas remessas poderiam ajudar os seus países de origem. Além de reequilibrar a demografia mundial.

PROSSEGUE: - “Esta abordagem oferece enormes benefícios potenciais. De fato, um modesto aumento de 3% na força de trabalho dos países desenvolvidos teria um impacto econômico superior à retirada de todas as barreiras comerciais. Além disso, cada dólar investido nesta iniciativa geraria um retorno próximo de 50 dólares, o que representa uma utilização excepcionalmente eficaz de recursos limitados.” – seria uma espécie de ‘investimento’ rendoso, segundo uma análise exaustiva conduzida por um grupo de economistas.
Sugere que semelhante análise objetiva e com base empírica deveria guiar as medidas adotadas pelas Nações Unidas, governos nacionais, organizações não governamentais e outros, na criação da próxima agenda global para o desenvolvimento, que será lançada no próximo ano (2015) – “Esta é a melhor forma de garantir que os mais pobres recebam as melhores oportunidades e que os governos obtenham o melhor retorno do seu dinheiro.” (sic) .
Fala também em planejamento familiar, e olhando pelo ângulo do custo benefício explica que ao facilitar métodos contraceptivos a 215 milhões de mulheres em todo o mundo - uma grande percentagem em África - que não queiram engravidar custaria 3,6 mil milhões de dólares por ano. ... Diz: - “Trata-se de um valor muito baixo se tivermos em conta o enorme retorno. Todos os anos haveria menos 640 mil natimortos, menos 150 mil mortes maternas e menos 600 mil crianças órfãs de mãe. Os benefícios econômicos poderiam atingir os 145 mil milhões de dólares”. Isso também se refletiria na educação, pois as mães teriam mais tempo para cuidar de menos filhos. Reconhece que não há um remédio milagroso para o desenvolvimento sustentável.

Encerrando: - Quantos brasileiros vivem em outros países (Japão, USA, Canadá, Reino Unido, Portugal, Espanha, Austrália, etc.) que deixaram o país em busca de melhores condições de vida extremamente deteriorada no país? São milhares que partiram à busca de trabalho como complemento de renda para a família que ficou no país. Também representam um ‘investimento rendoso’ para o país. Isso se chama exportação de inteligências.

No Brasil cresce a tendência à migração internacional (legal) atraindo jovens e famílias de brasileiros para estudar e para estabelecer residência em outros países, desde que tenham um mínimo de formação exigida no país de destino, entre elas o domínio da língua.  
É o que estamos assistindo, enquanto a crise nacional: econômica, política, de credibilidade só tende a piorar.