quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PAUSA PARA REVER FATOS: - GANDHI X MANDELA; EEUU X CUBA; COMISSÃO DA VERDADE POR INTEIRO.

A VERDADE POR INTEIRO - O fim de semana no Brasil foi de algumas surpresas, certamente não muito agradáveis para setores do poder encastelados em suas denuncias e exibição da sua Comissão da Verdade, que, agora, espera-se seja uma Comissão da Verdade por Inteiro! As denuncias documentadas sobre os tempos do regime militar e o subseqüente comportamento de envolvidos nas querelas da época começa a mostrar o outro lado da moeda que os donos do poder insistiam em ocultar. Esse é apenas o começo da história ainda não contada.

EEUU X CUBA - As homenagens ao líder sul-africano – Nelson Mandela – com a presença de grande número de políticos que se sentiram na obrigação de comparecer para as homenagens (festivas) colocou, frente a frente, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o cubano Raul Castro. O cumprimento partiu do líder americano, tudo de forma natural como costuma acontecer no encontro de personalidades e de acordo com o protocolo. Fato histórico? O tempo dirá.

GANDHI X MANDELA – O momento é de homenagens a Mandela. Reverenciado como herói e líder máximo do século (!). A emoção, naturalmente, levou alguns a cometer certos exageros de avaliação. A virtude está no meio.
Este detalhe me chamou a atenção. Perguntei-me: - E Mahatma Gandhi?   De imediato a comoção levou a um exercito de comentaristas a eclipsar o verdadeiro herói da Paz do século, que foi Mohandas Karamchand Gandhi (1869 – 1948) – o arquiteto da libertação da Índia do domínio britânico. Suas armas: o exemplo, o jejum, a meditação, o perdão, a prática invencível da não violência (ahimsa) e do apego à Verdade (satyagraha). Para os mais jovens voltados para um mundo mais materialista, falar em algo desse gênero pode soar como utópico. Mas, sua luta pacífica durou meio século. Não houve derramamento de sangue. Não foram usadas armas materiais, mas unicamente a força do espírito de um homem extraordinário.
Gandhi, indiano de nascimento, estudou direito na Inglaterra e também viveu na África do Sul por 20 anos, lutando contra a discriminação praticada contra os indianos. Foi preso várias vezes em seu país, juntamente com milhares de hindus que praticavam a resistência pacífica. Seu lema era: - ‘ Opor benevolência à violência! Derrotar o ódio pelo amor! ‘
Seus ensinamentos e vivencia se baseavam na sintonia com as forças cósmicas da Verdade, da Justiça, do Amor, da Benevolência, da Solidariedade. O pensamento espiritualista era de que “As forças positivas do Universo nunca poderão ser derrotadas; derrotado só pode ser o veículo que não se harmonize com elas”.

Palavras de Albert Einstein sobre Gandhi: - “Um condutor do seu povo, não apoiado em qualquer autoridade externa; um político cuja vitória não se baseava em astúcias nem técnicas de política profissional, mas unicamente na convicção dinâmica da sua personalidade; um homem de sabedoria e humildade dotado de invencível perseverança que empenha todas suas forças para garantir a seu povo sorte melhor...” (Einstein – 1939).