segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

LEITURA: – DOSSIÊS – BIOGRAFIAS – LIVROS REVELADORES DA HISTÓRIA RECENTE.


São recorrentes as recomendações da necessidade de leitura para melhorar a educação no país. Há quem diga com todas as palavras que esta deve ser obrigatória e um dever do Estado para que todos tenham acesso à informação.
Diante de tantas notícias – ora biografias não autorizadas, ora dossiês de cunho político, ora as manifestações violentas de torcidas organizadas (?), Black bloc, etc., direcionando os cidadãos para que assimilem o que lhes querem impor através dos meios de comunicação, é um alívio ver que, finalmente, começa a ser apresentada a verdadeira história dos bastidores dos últimos anos. 
Historiadores e testemunhas da história recente contam o que sabem, dando oportunidade ao leitor conhecer a verdade, dita com todas as palavras. A moralização da vida pública precisa dessa contribuição valiosa. O exemplo vem de cima, e o que vemos nas ruas e estádios, por exemplo, é nada mais que o reflexo do que se passa no poder.
Estamos nos referindo ao livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, publicado pela Editora Topbooks (557 págs.) - lançado pelo senhor Romeu Tuma Junior, filho de Romeu Tuma e secretário nacional de Justiça do governo Lula entre 2007 e 2010. O trabalho é o resultado de um depoimento prestado ao longo de dois anos ao jornalista Cláudio Tognolli. Ele revela como a máquina petista
 produz e manda investigar dossiês apócrifos contra adversários políticos e como protege seus aliados.
Os episódios relatados trazem à luz do dia, por exemplo, pressões exercidas por ministros decididos a transformar em instrumento eleitoral informações sigilosas, a fábrica clandestina de dossiês cafajestes instalada nos porões de um Ministério, a movimentação de figurões envolvidos na operação destinada a sepultar os reais motivos do assassinato de Celso Daniel, além de detalhes do gigantesco esquema de escutas telefônicas ilegais que não pouparam sequer a cúpula de um dos três Poderes.

Acompanhamos por muitos anos, através do ‘ouvi dizer’, o que agora está sendo publicado com assinatura e testemunho de quem conheceu de perto os fatos.   É um alívio saber que finalmente chega ao publico a verdade sufocada por pessoas que não poupam esforços para demonizar quem se lhes opõe, e não tem escrúpulos em eliminar os desafetos. Parece que a sanha de desenterrar o passado pela comissão da verdade provocou um efeito cascata. O livro representa a certeza de que nada fica oculto e que não dá para enganar todos o tempo todo.  A verdade sempre aparece.  Nada de perder as esperanças, jovens!