segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ANO NOVO, VIDA NOVA! TEMPO DE CONSTRUIR NOVAS TRILHAS E LEMBRANÇAS


A vida é como uma árvore que dá frutos o ano inteiro. Uns doces e saborosos; outros nem tanto. Dizem que a vida é um Caminho com começo – meio – fim, sem volta. Ou que é uma caixinha de surpresas da qual saltam pequenos gênios bons, alegres, marotos para nos proporcionar a felicidade, e alguns mal humorados, zangados, abelhudos mesmo, prontos para  atrapalhar a vida.
A curiosidade pelo amanhã acaba por nos remeter às lembranças do passado, numa espécie de mão dupla da vida sempre presente. Acordar com uma música a martelar na cabeça é comum; tanto pode ser uma bela sinfonia que nos transporta ao sétimo céu, ou como uma canção nostálgica dos tempos de criança. São registros gravados em nossa mente em alguma fase de nossa existência. Não importa quando. Na vida tudo se repete e gosta de mimetizar temas.
O momento atual, por exemplo, me remete ao tempo em que, nas tardes ensolaradas e quentes, costumava ficar à janela a provocar os galos do terreiro até colocar em roda todos os galos da redondeza a cantar de forma provocativa. Qualquer semelhança com o que vai pelo mundo atual não é uma metáfora. Isto não é uma critica ao mundo da informação como é conduzida atualmente; é apenas uma constatação. Alguém provoca e as cabecinhas de fósforo pegam fogo.
Voltando à trilha de lembranças – algumas recentes como o caso Snowden e da espionagem entre governos e contra pessoas – sabe-se que é prática corrente tão antiga quanto a humanidade é. Quem não foi espionado algum dia? Ainda escrevo minhas lembranças sobre o assunto, como por exemplo, telefone grampeado, visita de espião atrapalhado com gravador escondido, microfone aberto... Tirei de letra. Mas, olhando para trás tudo parece irreal, de uma infantilidade sem conta. E quanto à censura? Bem, recentemente tive 16 (dezesseis) resumos publicados em minha página no Shvoong.com que foram retiradas por conta de palavras chaves, rastreadas, que não passaram no crivo da internet. Reclamação feita, tudo esclarecido e os textos voltaram para leitura.
Intolerância e censura x espionagem e provocações políticas em todos os níveis e em todos os tempos. Esse é o panorama do país e do mundo.
Impossível ignorar a manipulação de comportamentos como vem sendo feita por pessoas de mentes doentias que projetam seus melindres religiosos, ideológicos, étnico-culturais, psicológicos, etc. – que tentam dominar e transformar o mundo à sua imagem e semelhança.
Quando do alto da colina o viajante consegue ter uma visão ampla do caminho a percorrer, fica fácil prevenir-se das ciladas que ele esconde.
A trilha das lembranças serve de guia para que não nos transformem numa espécie de cata-vento que gira ao sabor de rajadas ora amenas, ora violentas, evitando assim cometer erros. Os predadores e os espiões sempre existiram e estão à solta.
Mas nada de neuroses. É só não se deixar comer aos pedacinhos! A palavra chave é mudança de postura assumindo o controle do seu caminho.

2013 chega ao fim e 2014 chega com um calendário que promete mudanças. Que o Ano Novo seja o início de um tempo novo onde tolerância, respeito e altruísmo caminhem juntos. Nada é permanente. O importante em qualquer circunstância é alicerçar nossas vidas em valores imutáveis que garantem ao cidadão tornar-se melhor, mais humano, mas feliz. FELIZ ANO NOVO!