sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON ROLIHLAHLA MANDELA – (1918 - 2013) - QUE SEU EXEMPLO DE HOMEM DE PRINCÍPIOS CONTINUE A GUIAR A NAÇÃO AFRICANA.


Nelson Mandela, um homem de princípios que deixa como  herança lições que servem para todos os povos - com destaque: ‘luta pacífica, entendimento, reconciliação, clareza e verdade’.
O estadista e líder autentico vai permanecer na memória da humanidade como um exemplo. Onde houver discórdia, que a paz e a liberdade sejam restabelecidas pelo entendimento e reconciliação.
Líder do Congresso Nacional Africano (CNA), Mandela coordenou uma série de ações de oposição ao governo da África do Sul e à sua política de Apartheid. Foi preso em 1964 tornando-se símbolo da resistência nacionalista negra. Graças às pressões internacionais foi libertado em 1990 após reconhecer que o caminho era o do entendimento. Esse gesto abriu as portas para um novo momento político na África do Sul. Foi agraciado com o Premio Nobel da Paz juntamente com o então presidente africano F. W. De Klerk, em 1993. No ano seguinte foi eleito primeiro presidente negro da África do Sul.
Muito há para fazer no país de Mandela. Ele dedicou sua vida para garantir liberdade, a paz e o direito de igualdade entre os cidadãos, pois como ele disse – ‘todos somos irmãos’.

Apartheid – foi um sistema de segregação racial criado em 1948 pelo então Primeiro Ministro Hendrik Verwoerd. Cada grupo – branco, negro, asiáticos e mestiços – de acordo com a cor da pele tinham um estatuto diferente, que supostamente lhes conferia desenvolvimento igual, porém separadamente. Havia os salvo-condutos que condicionavam a liberdade de deslocamento dos não brancos. Esse sistema de segregação racial gerou sanções internacionais tanto na área econômica, como na política e até nas atividades esportivas. O apartheid se baseava na existência de Unidades políticas (bantustões) autogeridos para africanos negros sob a proteção da África do Sul branca.

Tudo isto terminou graças a ação de um grande líder: Nelson Mandela. O símbolo da Nação Africana do Sul. Missão cumprida!