segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ESTUDAR PARA SABER, CONHECER, CRESCER, MELHORAR O MUNDO E ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO.


- “Estamos, agora, nos dias das coisas pequenas e dos homens medíocres”. (Stein – 1815).

Mais de Meio milhão de estudantes zeraram a redação no exame do ENEM! (2014). Faltou estudo por parte dos alunos, principalmente leitura de qualidade; faltou competência do sistema educativo em vigor que se tem preocupado mais com ideologias do que com o verdadeiro conhecimento.
O Brasil precisa de inovação cientifica; precisa mudar a  educação; conhecer a biodiversidade e participar do seu uso de forma adequada; mudar a ótica dos problemas e aprender novas soluções. Tudo isso passa por uma mudança radical na Educação, e uma nova forma de fazer política onde os cargos sejam exercidos por técnicos nas diversas áreas da administração pública.
O discurso lido pela presidente no dia da posse para o seu segundo mandato apresentou a promessa de uma reforma na educação – Brasil Pátria Educadora. Certamente será uma reforma pontual de quem desconhece o assunto.
Em primeiro lugar é preciso ter um planejamento, com metas claras. Qual o currículo? Qual o método? Quais as estratégias? Haverá avaliação continuada respeitada a meritocracia para a aprovação?  Pois, tudo é previsível. Como previsíveis são os efeitos negativos na educação como está sendo conduzida por um sistema burocrata que só tem produzido o desmonte generalizado do ensino público, cujos resultados estão aí – alunos chegando à Universidade sem saber ler e escrever. Querem culpar os professores! Porém, está claro que a insistência em: Reciclar professores; Cronometrar aulas, saberes e aprendizados apontam para o desejo de criar comportamento de manada. A Universidade para a qual os alunos estão sendo direcionados, no entanto não está dando oportunidade ao aluno de desenvolver conhecimentos além do que já existe. Eu tive a sorte de estudar e trabalhar numa época em que o professor era respeitado, e, os alunos iam à escola para estudar e aprender técnicas de pesquisa cientifica elaborando trabalhos de campo.  
Considero válida a opção do estudo em casa para  as famílias que desejam elas próprias assumir a educação integral de seus filhos; porém, eles têm tido sua autoridade paterna contestada e são passíveis de punições sob a acusação de abandono intelectual de menor (!).
O pensar diferente incomoda aos ditadores em geral, pois o individual é capaz de observar o coletivo. Aos ditadores interessa o coletivo que não tem capacidade para ouvir, entender, respeitar o individual; o individuo que pensa se lhes apresenta como uma ameaça. - Quanto maiores as regulamentações coletivas, maior é a imoralidade dos homens...

Observação: - A história da humanidade registra os progressos de nações, e os conflitos e choques de culturas. A  História é a das civilizações. A civilização é por um lado o progresso das técnicas, e por outro, o progresso da espiritualidade. Este é imprescindível e se realiza através do estudo.

A história política é em grande parte uma história parasita. Ela é opressora da verdadeira história das conquistas materiais e tecnológicas. Ela usurpa o lugar e até o nome da verdadeira história. Estamos, agora, nos dias das coisas pequenas e dos homens medíocres. A história se repete.