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“Estamos, agora, nos dias das coisas pequenas e dos homens medíocres”. (Stein –
1815).
Mais de Meio milhão de estudantes zeraram
a redação no exame do ENEM! (2014). Faltou estudo por parte dos alunos, principalmente
leitura de qualidade; faltou competência do sistema educativo em vigor que se
tem preocupado mais com ideologias do que com o verdadeiro conhecimento.
O Brasil precisa de inovação
cientifica; precisa mudar a educação;
conhecer a biodiversidade e participar do seu uso de forma adequada; mudar a
ótica dos problemas e aprender novas soluções. Tudo isso passa por uma mudança
radical na Educação, e uma nova forma de fazer política onde os cargos sejam
exercidos por técnicos nas diversas áreas da administração pública.
O discurso lido pela presidente no
dia da posse para o seu segundo mandato apresentou a promessa de uma reforma na
educação – Brasil Pátria Educadora. Certamente será uma reforma pontual de quem
desconhece o assunto.
Em primeiro lugar é preciso ter um
planejamento, com metas claras. Qual o currículo? Qual o método? Quais as
estratégias? Haverá avaliação continuada respeitada a meritocracia para a
aprovação? Pois, tudo é previsível. Como previsíveis são os
efeitos negativos na educação como está sendo conduzida por um sistema
burocrata que só tem produzido o desmonte generalizado do ensino público, cujos
resultados estão aí – alunos chegando à Universidade sem saber ler e escrever.
Querem culpar os professores! Porém, está claro que a insistência em: Reciclar
professores; Cronometrar aulas, saberes e aprendizados apontam para o desejo de
criar comportamento de manada. A Universidade para a qual os alunos estão sendo
direcionados, no entanto não está dando oportunidade ao aluno de desenvolver
conhecimentos além do que já existe. Eu tive a sorte de estudar e trabalhar
numa época em que o professor era respeitado, e, os alunos iam à escola para
estudar e aprender técnicas de pesquisa cientifica elaborando trabalhos de
campo.
Considero
válida a opção do estudo em casa para as
famílias que desejam elas próprias assumir a educação integral de seus filhos;
porém, eles têm tido sua autoridade paterna contestada e são passíveis de
punições sob a acusação de abandono intelectual de menor (!).
O pensar
diferente incomoda aos ditadores em geral, pois o individual é capaz de
observar o coletivo. Aos ditadores interessa o coletivo que não tem capacidade
para ouvir, entender, respeitar o individual; o individuo que pensa se lhes
apresenta como uma ameaça. - Quanto
maiores as regulamentações coletivas, maior é a imoralidade dos homens...
Observação:
- A história da humanidade registra os progressos de nações, e os conflitos e
choques de culturas. A História é a das
civilizações. A civilização é por um lado o progresso das técnicas, e por outro,
o progresso da espiritualidade. Este é imprescindível e se realiza através do
estudo.
A história
política é em grande parte uma história parasita. Ela é opressora da verdadeira
história das conquistas materiais e tecnológicas. Ela usurpa o lugar e até o
nome da verdadeira história.
Estamos, agora, nos dias das coisas pequenas e dos homens medíocres. A história
se repete.