sábado, 17 de janeiro de 2015

ESTRANGEIROS EM PIRAJU- 1939


Fazendo uma pesquisa sobre as origens de familiares que vieram da Espanha como imigrantes no inicio do século XX, achei através da internet, no Jornal ‘Folha de Piraju’,  a relação de estrangeiros em Piraju -1939 (compilação do Sr. Antonio Alves da Fonseca). 
A extensa relação consta de 1323 verbetes com o nome dos estrangeiros residentes na cidade de Piraju e região em 1939, que, em cumprimento ao Decreto Lei nº341 de 17/03/1938 do então presidente Getúlio Vargas, compareceram à Delegacia de Policia de Piraju - Serviço de Registro de Estrangeiros – para renovar seus registros. O Decreto também regulava a apresentação de documentos dos estrangeiros, a começar pelo passaporte assinado por autoridade da imigração com a devida autorização para trabalhar no Brasil. A Certidão concedida ao imigrante por ocasião dessa apresentação obrigatória continha no verso: -  as instruções que deveriam ser cumpridas - como o prazo de 30 dias de permanência após o que, era obrigatória a apresentação à polícia local para o Registro e recebimento da nova Carteira de Estrangeiros; -  as multas a serem aplicadas no caso do descumprimento da lei; e outros detalhes - como o do estrangeiro que se destinasse ao trabalho rural, ser expulso do país caso abandonasse a atividade agrícola antes de completar quatro anos após sua entrada no país.

A relação de estrangeiros divulgada obedece a ordem de apresentação iniciada em 12/09/1939.
Cada verbete contém o nome completo do estrangeiro, cidade e país de origem, filiação, data de nascimento, nomes de familiares (cônjuge e filhos), local de residência no país e atividade a que se dedicava (comércio, indústria, serviços, atividades agrícolas, etc.) além do nome do navio-vapor em que viajou, data de chegada e o porto onde desembarcou. Os navios-vapor citados são: - "Manila", "Arno", "Atlântico”, "Mendonza", "Cesare Battis, "Aquitânia", "Hespanha", "Provence", "Francesca Trieste", "La Plata Mar", "Arábia Maru", "Orânia", "Friz", "Zrefeld", etc. - pertencentes a várias bandeiras e que faziam linhas regulares entre portos do mar Mediterrâneo e da América do Sul, com destaque para Brasil e Argentina.

As datas de entrada variam de 1891 a 1937, demonstrando picos de entradas de imigrantes ora italianos, ora espanhóis, ou japoneses, sírios, portugueses, etc. Os portos de entrada eram Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com passagem obrigatória pela casa do imigrante, de onde seguiam para seus destinos de trabalho.
Num levantamento geral constatamos que os imigrantes que se dirigiram para a região viviam na cidade de Piraju, e localidades vizinhas (Manduri, Timburi, Fartura, Sarutaiá, Belo Monte atual Tejupá, São Bartolomeu, etc.) ou na área rural em sítios ou fazendas - Araras, Água da Estiva, Lageadinho, Neblina, Bica de Pedra, etc.
Havia no município um predomínio de imigrantes espanhóis (399 pessoas além dos familiares) provenientes de várias cidades como Toledo - Mohedas de La Jara, Granada, Málaga, Múrcia, Valencia, Almeria, etc. Seguiam-se em número os italianos com 350 pessoas além dos familiares, os portugueses aparecem em terceiro lugar em número de 136; seguidos por japoneses (128), sírios (117), lituanos (22), argentinos (21), libaneses (21), alemães (11) e uma variedade de outros imigrantes como: suíços, poloneses, romenos, austríacos, húngaros, russos, argelinos, marroquinos, gregos, holandeses, paraguaios, uruguaios, filipinos, etc.

Em alguns verbetes faltam dados ou há imprecisões nos nomes. Outros contém fotos.Somente os filhos menores eram relacionados, como em nosso caso, eu e meus irmãos constamos do verbete correspondente a nossa mãe.
 Verbetes:
253- ESTEVAM SANCHES SORIA, espanhol, natural de Moeda de La Jara; nascido a 15 de agosto de 1905. Casou-se com Agustina Lopes – vide registro 240. Filho de Vicente Sanches Fernandes e de Basilisa Sória Fernandes. Lavrador, proprietário da Fazenda “Água da Estiva”, no município de Piraju. Filhos: vide registro 240. Chegou ao Brasil em 03 de junho de 1911, desembarcando no Rio de Janeiro, do navio “Hespanha”.  29/10/1939.
Verbete 240- AGUSTINA LOPES, espanhola, natural de Moeda de La Jara; nascida a 28 de agosto de 1907. Casou-se com Estevam Sanches Sória, espanhol, nascido a 15/08/1905. Filha de Lauro Lopes e de Augusta(Justa) Moreno. Doméstica, residente na Fazenda “Água da Estiva”, município de Piraju. Filhos: Lauro (nascido em Piraju em 19 de fevereiro de 1933), Mario e Martina, com 6, 5 e 3 anos de idade, respectivamente. Chegou ao Brasil em 18 de abril de 1910, desembarcando em Santos do navio “Francesca Trieste”. 23/10/1939.

Nota: Este texto foi publicado inicialmente em janeiro de 2009 no site do Shvoong.com – (desativado em setembro/2014) - devido ao interesse despertado, o texto foi revisto e acrescido de verbetes, passando a fazer parte deste Blog.