segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR TUDO É PERMITIDO (?) – A MENSAGEM DA ESFINGE: ‘DECIFRA-ME OU TE DEVORO!’


De tanto ouvir a expressão de que ‘abaixo da linha do Equador tudo é permitido’, e saber que a Austrália é representa em mapa invertido e acima do Equador, fui procurar explicações sobre a origem dessa filosofia.
Fiquei surpresa, pois é de grande alcance seu significado esotérico; porém está sendo usada de forma marota pelos que querem tirar aproveito  em benefício próprio, desconhecendo os ensinamentos que contém. Da mesma forma, o significado da ‘ESFINGE’  em sua enigmática figura com cabeça humana, flancos de touro,  patas d e leão, e com asas de águia, também leva a uma interpretação limitada.

1-    Abaixo de Linha do Equador...
– O Cosmos é imaginado como uma expansão infinita > uma grande esfera. O centro dessa esfera é o Eixo, o qual encerra todas as propriedades do Universo. Equivale ao ZERO > símbolo do ‘Louco’ ou ‘Crocodilo’ segundo o livro de Thot.
Em um ponto qualquer dessa imensa esfera, temos o Polo Norte. É a partir desse ponto privilegiado que veremos a Criação aparecer sobre sua superfície: o Espírito (Mago); a Substancia (Ciência); o Ser, o Poder Fecundo (Amor) > eles correspondem à Trindade que divide a superfície da esfera com três Meridianos, ou três tempos.
A Criação se realiza sobre a Linha do Equador. E, abaixo da linha do Equador temos o mundo das realizações materiais que só se abandona pela Morte. É aí que a expansão se fecha e leva as pessoas por caminhos variados aos limites extremos.
O ser humano pertence ao mundo sensível do Universo, num processo de ascendência, um tanto distanciado do pólo negativo que está em oposição  ao pólo norte. Seu lugar ainda é numa  região intermediária, ou próxima do centro dessa região de re-ascensão. Seu lugar está situado no meio do arco ascendente entre os seres superiores e os inferiores da Criação, dominando uns, dominado por outros. Entre o Bem ( Anjos) e o Mal (a Besta ).
 É a Esfinge que dá sequencia aos ensinamentos.

2-    A ESFINGE –  ‘DECIFRA-ME OU TE DEVORO!’ - Significado da  Mensagem:
A Cabeça Humana da Esfinge >  é o centro da inteligência do buscador. – “Adquira primeiro a Ciência que mostra o objetivo e ilumina o Caminho.”
Os Flancos de Touro > imagem do trabalho rude e perseverante da agricultura: - “Sê forte e paciente no trabalho”.
As Patas do Leão > - “É preciso ousar e defender-se contra toda força inferior”.
As Asas de Águia > - “E querer elevar-se para as regiões transcendentes que tua alma já foca”.
Atribui-se aos gregos o enigma proposto ao homem pela Esfinge:
 - Responda qual é o ser que de manhã caminha apoiado em quatro patas, ao meio-dia caminha sobre duas patas e no entardecer se apóia em três patas, ou te devoro!
Significado: a manhã exprime a matéria, os instintos, o mundo sensível; corresponde à infância da humanidade. O meio dia indica a idade viril da humanidade. É o caminho das contradições; a imagem da ciência e da sabedoria uma procurando a outra, ou entrando em conflito mortal > a questão religiosa! O entardecer corresponde ao fim da jornada, quando caminha sobre três patas. Três > Trindade > a solução de todas as oposições  através da síntese harmônica dos dois contrários. – “ Aqui, o neófito louva a Deus, não profere injúrias, não inflige sofrimentos”. (Apolônio de Tiana)
O indicador das Forças da Inércia, na organização humana está no Instinto e Paixões. O indicador das Forças Ativas está na Energia Moral e Virtude. O egoísmo leva à inércia e autodestruição. Isso leva à seleção natural – o homem é devorado (!) pelo mundo inferior.
A Vontade perseverante do Touro e a coragem do Leão são as armas para vencer o mal (A Besta). A volta ao Absoluto depende da Trindade de sínteses crescentes que constituem o progresso espiritual humano enquanto este percorre o caminho dos mundos inferiores da materialidade – simbolicamente abaixo da Linha do Equador celeste.

Conclusão:  - Cada um escreve sua história. Mas, - “Antes de ensinar às pessoas a salvarem suas almas, é preciso permitir-lhes viver em condições tais para que possam saber que tem uma.” -  avisa São Vicente de Paula.