terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O 'SÃO SEBASTIÃO DO TIJUCO PRETO"

A CIDADE DE PIRAJU – ESTÂNCIA TURISTICA  do interior paulista, localizada às margens do Rio Paranapanema, no próximo dia 20 – dia de São Sebastião – padroeiro da cidade - comemora mais um aniversário. Este texto - resumo do livro “O São Sebastião do Tijuco Preto” - é em sua homenagem.

O "SÃO SEBASTIÃO DO TIJUCO PRETO” 

    Autor: Constantino Leman

 

 

O livro: "O São Sebastião do Tijuco Preto"- de autoria do jornalista e historiador Constantino Leman - é uma monografia escrita em 1969. O prefácio é de Silva Ramos, romancista que fala do esforço do autor para realizar a pesquisa, as dificuldades naturais como a falta de documentação, tendo que recorrer ao testemunho idôneo de moradores da cidade adotada como sua terra - Piraju - suprindo a história oficial do município.

Na "orelha" temos a biografia do autor redigida por Luiz Caramaschi - lembrando que "nenhuma coletividade pode tomar consciência de si mesma, sem deslembrar a sua história".

O autor discorre sobre a história político-social e econômica do então nascente município, seus primeiros moradores e como se organizou o que hoje é a cidade. Retrata a infância – ‘30 anos de sua história’ - da atual "Estância Turistica de Piraju" localizada às margens do rio Paranapanema - São Paulo.

A narrativa tem início com a viagem da família Arruda e seu itinerário desde a cidade de Botucatu, passando por São Bartolomeu, Coqueiros e Manduri antes de atingir as barrancas do caudaloso rio Paranapanema cheio de corredeiras.

Joaquim Antonio de Arruda comprou terras nessa região e para lá se deslocou para lá no ano de 1856, com a família, agregados, uma boiada, mulas; a comitiva atravessa campos, riachos, coqueirais, terrenos a princípio acidentados e depois mais abertos - os chapadões, até chegar a Manduri – o nome atribuído é devido à presença de grande número dessas pequenas abelhas.

A comitiva acampou na região e os filhos partiram em busca do rio que servia de referência para a localização das terras adquiridas. Eles tinham notícias da presença de índios na região, os Caiuás, e temiam um encontro.

Ao atingirem as margens do rio Paranapanema, devido a dificuldade para atravessá-lo, acamparam no "bairro dos catetos". Nova busca, encontraram uma passagem segura, ganhando a outra margem com a comitiva. Ao chegar ao local  adquirido, encontraram outras famílias já instaladas: - Domingos Faustino de Souza, cujas terras faziam divisa com as de Joaquim Antonio de Arruda, e o vizinho João Antonio Graciano.

O espírito religioso da família Arruda, devota de São Sebastião, veio de encontro ao desejo dos outros moradores de construir uma capela em homenagem ao Santo. A doação de terras entre as famílias Arruda, Graciano e Faustino deu origem ao Patrimônio de São Sebastião do Tijuco Preto. A construção da capela de taipa atraiu a curiosidade da vizinhança e moradores como Nhá Zuina (Da. Gesuína) que se sentiu provocada, pois, como moradora antiga não havia sido consultada pelos novos vizinhos. A capela foi construída e o sino trazido de Botucatu foi instalado ao lado. Boa parte da construção coube à família Arruda; hábeis artesãos no trabalho com madeira fabricaram as portas, janelas e demais detalhes que ornaram a capela.

A possível origem da denominação "Tijuco Preto" - considerado uma corrupção da expressão guarani da palavra Teyquê-pê que significa entrada (Teyquê), e caminho (pê). O local já era conhecido na capital paulista graças aos "cometas" - comerciantes que percorriam a região em lombo de burro; eles serviam de correio e de jornal levando e trazendo notícias.

No capítulo dedicado aos índios "Caiuás", conta como chegaram à região. Uma tribo de índios caiuá de nome "Piraju" se instalara na região em 1845; fugiam dos índios "coroados" em busca de caça e pesca farta do rio. Uma parte ficou em Itararé em terras pertencentes ao Barão de Antonina onde missionários italianos trabalhavam na catequese; a outra veio para Tijuco Preto.

    A Imagem de São Sebastião - O contacto com os índios ‘Caiuás’ se deu quando, procurando trabalhadores para suas terras, Joaquim Antonio Arruda descobriu que eles possuíam uma imagem em madeira do santo de sua devoção - São Sebastião! Feita a troca e despertada a cobiça, segundo a história, seguiu-se uma série de incidentes de roubo da imagem já instalada na capela; após várias diligências, inclusive do Barão do Rio Branco, a pendência entre indígenas e moradores de Tijuco Preto foi solucionada; a imagem, como relíquia e símbolo religioso permanece na atual Igreja Matriz de Piraju. São Sebastião tornou-se o Santo Padroeiro da cidade.

  O autor prossegue com o histórico da criação da Paróquia de São Sebastião do Tijuco Preto (29/08/1872) e as eleições de Juízes de Paz, Vereadores e "Eleitores". O município foi criado pela lei 111 de 25/06/1880 - cita os primeiros personagens da história político -social do município cuja população esparsa refletia o quadro nacional da época, gerando conflitos de interesses.

A região foi considerada "covil de criminosos" até quando o Gal. Ataliba Leonel assumiu o comando político.

Ressalta a importância do rio Paranapanema como via de acesso ao interior junto a uma estrada com ramificações ligando localidades como Fartura, Belo Monte (Tejupá), Tijuco Preto, Ilha Grande (Ipauçu).

Ao falar do traçado urbano, o autor  cita as três principais ruas que deram a base de desenvolvimento e crescimento da pequena vila em formação: - ‘Rua 13 de Maio’, ‘Rua Major Mariano’ e ‘Rua Carlos de Campos’ que na época se chamavam respectivamente: ‘Rua do Comércio’, ‘Rua da Ponte’ e ‘Rua da Cadeia’; e as nove travessas (Rua da  Aurora - atual Esaldivar Serra Braga;, Rua do Melchior - atual Francisco de Oliveira, Rua do Alferes - atual Cel. João Oliva; Rua do Chafariz, ou da ‘biquinha’, atual Nenê Freitas; a atual Rua João Hailer era a Rua Itararé; a atual Rua Cel. Nhonhô Braga era a rua do Ipiranga, e a Rua 7 de Setembro que conservou o nome, etc.). Também foram definidos o Largo da Matriz e o Largo do Arruda.

Os dados estatísticos (1886) se referem às atividades comerciais e agropastoris com a produção de fumo, café, cana, e a criação de porcos. Fala também da administração municipal sem verbas nem para iluminação pública autorizando aos moradores a iluminarem a frente de suas residências.

A pequena cidade de Piraju se destacou por ato da Câmara no dia 15/01/1888 antecipando a abolição da escravatura; não há registro do número de beneficiados.

A cerimônia de adesão ao Regime Republicano, atendendo a orientação do governo do Estado, teve sessão solene e discursos ao som da Marselhesa (hino frances) executada pela Banda de Música local.  A Proclamação da República trouxe um novo quadro de interesses e conflitos à cidade envolvendo os antigos e os novos moradores.

Em 1890, o intendente Benedito da Silveira Camargo solicitou a mudança do nome da cidade para "São Sebastião de Piraju", primeiro e verdadeiro nome, no que foi atendido pelo decreto no. 200 de 06 de Junho de 1891, do presidente do Estado de São Paulo Américo Brasiliense de Almeida Mello. Cita várias pesquisas para determinar a origem do município - teria sido desmembrado de Botucatu ou pertencente a Faxina (Itapeva); ou teria pertencido a Rio Novo, atual Avaré.

Encerra o trabalho oferecendo-o ao Brasil como o "retrato da infância de uma das mais belas cidades" - Piraju.

Nota: Este texto foi publicado inicialmente em janeiro de 2009 no site do  Shvoong.com – (desativado em setembro/2014) - devido ao interesse despertado, o texto foi revisto e ampliado, passando a fazer parte deste Blog.

 

domingo, 11 de janeiro de 2015

– AS FASES DE DESENVOLVIMENTO MENTAL NA INFÂNCIA - (SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA – PIAGET, J.)


Qual o objetivo da educação? – Para Jean Piaget (1896/1980), psicólogo suíço, era o de formar cidadãos criativos e críticos; o papel do professor deve ser o de orientar o aluno no caminho da aprendizagem autônoma; dizia que o principal objetivo da educação era a de criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não de simplesmente repetir o que as outras fizeram.
Ele tornou-se conhecido pelo seu trabalho sobre o desenvolvimento mental na infância. Ele descreve a evolução da criança e do adolescente em termos de equilíbrio. Em seu estudo estabelece uma comparação entre o crescimento psíquico e o crescimento orgânico, reconhecendo semelhanças entre ambos. Segundo ele o crescimento é  uma equilibração entre ambos: o psíquico e o orgânico.
A  capacidade cognitiva humana nasce e se desenvolve,não vem pronta.
Partindo de uma observação cuidadosa ele concluiu que o desenvolvimento intelectual do indivíduo ocorre em estágios determinados e que não podem ser artificialmente alterados ou acelerados. Cada um tem seu ritmo de desenvolvimento que devem ser respeitados. Seu trabalho influenciou os métodos de ensino nas escolas primárias. J. Piaget derrubou várias visões e teorias tradicionais sobre aprendizado.

Segundo J. Piaget, as  Fases do Desenvolvimento Mental de uma criança e suas características são:

1ª FASE – Vai do nascimento até os dois anos de idade – consta de  experiências sensoriais e motoras. O desenvolvimento do cérebro se processa até os dois anos e é nessa fase que surgem os problemas de nutrição que podem afetar a criança devido à  falta ou ao excesso de certos nutrientes.

 2ª FASE - Pré-escolar  - vai dos dois até os sete anos – Nessa fase dá-se o início do domínio da linguagem. Não corresponde ainda a uma elaboração pessoal de significados. É a fase "pré-conceitual". A criança tem ausência da reversibilidade e da separação entre mundo subjetivo e objetivo. Há um desenvolvimento psíquico e intelectual; é através da palavra que estabelece o significante e o significado. O desenvolvimento físico se define como uma resultante da hereditariedade, da alimentação e das condições em que vive.

 3ª FASE – Corresponde a idade escolar que vai dos sete aos onze anos. A criança entra na fase das "operações concretas". Esta fase inclui mais do que manipulação concreta de objetos, e, às vezes é substituída pelas representações mentais. Organiza as realidades que experimenta. A fantasia é uma característica.
Estas três primeiras fases correspondem à Infância propriamente dita.

 4ª FASE - se estende dos doze aos quinze anos de idade e corresponde à puberdade numa primeira etapa, ou pré-adolescência, seguida pela adolescência propriamente dita. É a fase das "operações formais". Tem como característica as operações lógicas, abstratas, a capacidade para dar expressão formal às idéias. Nesta fase é capaz de descrever ou compreender formalmente conceitos e informações objetivas resultantes do aprendizado e experiências.

Segue-se a idade adulta, onde se pressupõe que a personalidade já está concretizada, moldada. Todo crescimento saudável depende de um saudável desenvolvimento equilibrado, respeitando o crescimento físico e mental de cada um, sem menosprezar as diferenças individuais.

Na  educação formal dá importância à elaboração de conceitos. É através da formação de um conceito que ocorre  a importante forma de organização da experiência. Representa papel importante como meio de economizar, dirigir e organizar experiências. O conceito se forma através do efeito da experiência na vida psíquica do indivíduo. O conceito é a base para o modo de ver, julgar e agir que o educando vai adquirindo pela vivencia e convivência familiar, social e escolar.

A diversidade e multiplicidade dessas experiências enriquecem o desenvolvimento mental dos indivíduos desde a primeira infância. Um bom educador não pode ignorar essas etapas, sob risco de prejudicar a formação da personalidade de modo harmônico e equilibrado. O professor deve orientar o aluno no caminho do aprendizado autônomo.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AGENDA POSITIVA – REPLICAR AÇÕES POSITIVAS PARA SUPERAR ATOS DE VIOLÊNCIA E TERROR


O momento é de consternação e tristeza pela violência contra a liberdade de expressão. Um ato terrorista em Paris que provocou comoção no mundo todo não pode nos tornar reféns do medo. A reflexão que se deve fazer é sobre os limites que nós próprios devemos administrar, ou seja, até que ponto temos o direito de expressar nossa opinião confrontando com a alheia. Nada, no entanto, justifica o ‘olho por olho, dente por dente’ usado por extremistas como forma de expressar descontentamento com o outro. E muito menos em nome de uma religião, seita, crença ou pensamento filosófico.

Religião significa re-ligar, ligar-se novamente com o universo pleno de luz do qual fazemos parte. Esse é seu papel principal na condução dos destinos humanos juntamente com outras correntes filosóficas que vêem no ser humano algo mais que um bípede implume dotado de habilidades motoras e intelectivas. É importante saber replicar atitudes positivas se elas vierem acompanhadas de ações. A ação dever ser a oração e a oração a ação. Podemos nos tornar melhores todos os dias, como dizia Madre Teresa de Calcutá: - “Podemos nos tornar um Hindu melhor, um Muçulmano melhor, um católico melhor.”

No afã de dominar tudo e todos, o homem criou leis para dispor da natureza e dos seres humanos. Em seu tolo orgulho se esquece de si. Esquece que foi dotado de uma inteligência que lhe abre infinitos caminhos do conhecimento; que recebeu a capacidade do discernimento para seguir os ensinamentos da sabedoria milenar gravados em seu íntimo; que recebeu um coração para amar a Deus sobre todas as coisas e a si mesmo na imagem de cada um de seus semelhantes. Que ele é uma centelha de algo maior que ele. Na sua pequenez ignora que Deus criou o homem porque gosta de histórias de Amor. Esse é o lado mais bonito da Criação que muitos não conseguem ver, sentir e viver.

Aprendi em Psicologia Educacional que replicar o negativo jamais vai produzir ações positivas. Aprendi que para obter resultados duradouros devemos replicar o positivo, e que reforçar o conhecimento é agenda positiva enquanto que, recriminar ou ironizar alguém, repetindo o erro cometido, estaremos praticando  uma  agenda negativa ao desconstruir o outro.
A força da repetição da forma correta de agir, de executar uma tarefa, um estudo, o significado de valores e comportamentos éticos é que faz com que o aprendiz em qualquer área do conhecimento obtenha progresso sucessivo. O sucesso pode ser replicado pelo exemplo, pela persistência, dedicação e pensamentos com  doses de entusiasmo, pois o pensamento é o ensaio da ação.

Muitas lições nos chegam através dos tempos. A humanidade não está ao desamparo. Só lhe falta acordar da dominação a que está sendo submetida através de uma agenda negativa de manipulação das mentes. Nota-se que há uma perda gradativa do senso moral e da capacidade de discernimento entre o que é ético e o que é amoral, corrupto, indecoroso. O preço é alto. O tempo sempre apresenta a fatura...

O ministério da propaganda de Joseph Goebbels, por exemplo, baseava-se no conhecimento esotérico da psique humana. Ele sabia que as pessoas acreditam em qualquer coisa, caso se repetir o número suficiente de vezes e se conseguir arquitetar acontecimentos que criem a mentalidade da “necessidade de se fazer algo”. Uma mente doentia, fraca, de fácil manipulação torna-se presa fácil de doutrinações onde os radicalismos encontram campo fértil para agir.
Quando a pessoa percebe que não é apenas um corpo físico, mas a consciência eterna e infinita dando vida ao corpo, sua visão de si mesmo e seu potencial é expandido além da medida.
Esse é o pesadelo para aqueles que desejam exercer controle sobre as pessoas que nasceram livres e tem consciência de sua infinita e indestrutível existência.  Crie sua agenda positiva e seja livre de manipulações. Seja você a mudança que quer ver no mundo.

- “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”. (Carl G. Jung)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

COM A PALAVRA PERSONALIDADES QUE OUSARAM SONHAR – e POETAR


Poesia – arte de dizer em versos tudo aquilo que inspira sentimentos heroicos, nobres, belos, comovendo e promovendo encantamento e graça. A imaginação e o devaneio traduzem os pensamentos das pessoas, que, ao versejar ou poetar, tornam a palavra alegre e leve, ou vibrante e cheia de vida.
Para o poeta, escrever é ser livre, ser feliz, viver de fantasias, saber adoçar a vida... Tudo é tão simples de fazer: basta começar a escrever e ir alinhavando idéias... ‘Liberdade rima com Felicidade; Amor se opõe à Dor. No jogo da vida aposte na Verdade. ’

- “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
Cecília Meireles – (1901 – 1964) > Poetisa carioca. Pertenceu ao grupo modernista  da revista ‘Festa’ de orientação espiritualista – simbolista. O tema central de sua obra une a sensibilidade popular com o lirismo tradicional tendo a fugacidade do tempo e a busca da compreensão da existência humana como linha de pensamento.
-x-x-x-x-
- “O amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos”.
- “A Liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras”.
Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) – Mineiro de Itabira > Poeta, pensador, cronista, contista. Seu estilo: liberdade linguística, verso livre, temática do cotidiano > eu e o mundo...
-x-x-x-x-
- “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina > (1889 – 1985) – Poetisa e contista goiana – cidade de Goiás – deixou vasto repertório de pensamentos, poesias, poemas, frases e ensinamentos. Amava o que fazia especialmente os saborosos doces caseiros; ela dizia: - ‘se você está triste, faça doces... ’
-x-x-x-x-
- “Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.”
Vinicius de Moraes – (1913 – 1980) – Poeta carioca, escritor, letrista. Inicia sua obra com a busca da transcendência mística e passa para a reflexão sobre o amor. Importante figura do movimento ‘Bossa Nova’, como letrista. ‘Garota de Ipanema’ – um hino à mulher brasileira...
-x-x-x-x-
- “Escrever é Fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.”

Pablo Neruda (1904 – 1973) > Poeta Chileno e Prêmio Nobel de Literatura 1971. Na poesia > destaque para:  “Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada”; poemas épicos > “Canto Geral” sobre a luta pela liberdade na América Latina.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR TUDO É PERMITIDO (?) – A MENSAGEM DA ESFINGE: ‘DECIFRA-ME OU TE DEVORO!’


De tanto ouvir a expressão de que ‘abaixo da linha do Equador tudo é permitido’, e saber que a Austrália é representa em mapa invertido e acima do Equador, fui procurar explicações sobre a origem dessa filosofia.
Fiquei surpresa, pois é de grande alcance seu significado esotérico; porém está sendo usada de forma marota pelos que querem tirar aproveito  em benefício próprio, desconhecendo os ensinamentos que contém. Da mesma forma, o significado da ‘ESFINGE’  em sua enigmática figura com cabeça humana, flancos de touro,  patas d e leão, e com asas de águia, também leva a uma interpretação limitada.

1-    Abaixo de Linha do Equador...
– O Cosmos é imaginado como uma expansão infinita > uma grande esfera. O centro dessa esfera é o Eixo, o qual encerra todas as propriedades do Universo. Equivale ao ZERO > símbolo do ‘Louco’ ou ‘Crocodilo’ segundo o livro de Thot.
Em um ponto qualquer dessa imensa esfera, temos o Polo Norte. É a partir desse ponto privilegiado que veremos a Criação aparecer sobre sua superfície: o Espírito (Mago); a Substancia (Ciência); o Ser, o Poder Fecundo (Amor) > eles correspondem à Trindade que divide a superfície da esfera com três Meridianos, ou três tempos.
A Criação se realiza sobre a Linha do Equador. E, abaixo da linha do Equador temos o mundo das realizações materiais que só se abandona pela Morte. É aí que a expansão se fecha e leva as pessoas por caminhos variados aos limites extremos.
O ser humano pertence ao mundo sensível do Universo, num processo de ascendência, um tanto distanciado do pólo negativo que está em oposição  ao pólo norte. Seu lugar ainda é numa  região intermediária, ou próxima do centro dessa região de re-ascensão. Seu lugar está situado no meio do arco ascendente entre os seres superiores e os inferiores da Criação, dominando uns, dominado por outros. Entre o Bem ( Anjos) e o Mal (a Besta ).
 É a Esfinge que dá sequencia aos ensinamentos.

2-    A ESFINGE –  ‘DECIFRA-ME OU TE DEVORO!’ - Significado da  Mensagem:
A Cabeça Humana da Esfinge >  é o centro da inteligência do buscador. – “Adquira primeiro a Ciência que mostra o objetivo e ilumina o Caminho.”
Os Flancos de Touro > imagem do trabalho rude e perseverante da agricultura: - “Sê forte e paciente no trabalho”.
As Patas do Leão > - “É preciso ousar e defender-se contra toda força inferior”.
As Asas de Águia > - “E querer elevar-se para as regiões transcendentes que tua alma já foca”.
Atribui-se aos gregos o enigma proposto ao homem pela Esfinge:
 - Responda qual é o ser que de manhã caminha apoiado em quatro patas, ao meio-dia caminha sobre duas patas e no entardecer se apóia em três patas, ou te devoro!
Significado: a manhã exprime a matéria, os instintos, o mundo sensível; corresponde à infância da humanidade. O meio dia indica a idade viril da humanidade. É o caminho das contradições; a imagem da ciência e da sabedoria uma procurando a outra, ou entrando em conflito mortal > a questão religiosa! O entardecer corresponde ao fim da jornada, quando caminha sobre três patas. Três > Trindade > a solução de todas as oposições  através da síntese harmônica dos dois contrários. – “ Aqui, o neófito louva a Deus, não profere injúrias, não inflige sofrimentos”. (Apolônio de Tiana)
O indicador das Forças da Inércia, na organização humana está no Instinto e Paixões. O indicador das Forças Ativas está na Energia Moral e Virtude. O egoísmo leva à inércia e autodestruição. Isso leva à seleção natural – o homem é devorado (!) pelo mundo inferior.
A Vontade perseverante do Touro e a coragem do Leão são as armas para vencer o mal (A Besta). A volta ao Absoluto depende da Trindade de sínteses crescentes que constituem o progresso espiritual humano enquanto este percorre o caminho dos mundos inferiores da materialidade – simbolicamente abaixo da Linha do Equador celeste.

Conclusão:  - Cada um escreve sua história. Mas, - “Antes de ensinar às pessoas a salvarem suas almas, é preciso permitir-lhes viver em condições tais para que possam saber que tem uma.” -  avisa São Vicente de Paula.

sábado, 3 de janeiro de 2015

PREVISÕES PARA O ANO DE 2015 – A NUMEROLOGIA & OS ARCANOS DO TARÔ - O I-CHING.



No começo do ano escrevemos sobre 2014: - Indica renovação positiva e simboliza a totalidade do espaço e do tempo. Porém 2014 não é múltiplo de 7. Portanto a renovação será incompleta. O lado negativo é o individualismo e incapacidade para a comunicação.

Estamos encerrando um ano ‘7’ que os gregos  consideravam o número da Criação Original e iniciando um ano  ‘8’,  número da Regeneração.

Vejamos o que a Numerologia em convergência com outros estudos diz para o ano de 2015 – segundo o calendário Gregoriano. – (há estudos que afirmam que houve um erro na passagem do calendário Juliano para o Gregoriano de 12 anos – portanto ainda estaríamos no ano de 2002/3 pelo calendário Cósmico)

A NUMEROLOGIA:
Para Pitágoras e Platão, a harmonia e o equilíbrio do Universo repousam nos números e na geometria. Considerada de suma importância para o estudo do Universo e do indivíduo, a Ciência dos números contém revelações subjetivas que podem orientar a vida pessoal ou de um conjunto de indivíduos – no caso uma Nação.
Costumam os numerólogos associar os números aos Arcanos do Tarô.

Na redução esotérica temos: 2015 > 2 + 0 + 1 + 5 = 8

Número 8 > Octo... Expansão.
No alfabeto cósmico o número ‘8’ corresponde a dois quadrados superpostos, ou a dois círculos em constante movimento e que simbolicamente representa o infinito.
Significado: - Após desenvolver a natureza espiritual, o homem se concentrou na expansão física e nos grandes negócios que o levaram ao sucesso material mundano. O número ‘8’ representa trabalho duro e expansão material. Tudo depende de trabalho; jamais confiar na sorte. Justiça deve ser a regra maior de ouro: - segundo os ensinamentos do Cristo e de Confúcio “Não faças aos outros o que queres que te façam”.

O TARÔ:
É considerado um dos mais antigos livros de ensinamentos usando cartas com figuras simbólicas – e, que foi preservado explorando o vício do jogo. A linguagem oculta dos números e das imagens contidas nos arcanos maiores permite uma leitura do que poderá ocorrer no futuro. Os arcanos menores apenas servem de complemento.
Uma leitura do tarô não é adivinhação. Nas palavras de Heitor H. de Andrade: ‘O que há de vir sonda o futuro com fatos do presente, e a mente já traz em si todos os componentes do amanhã’.

ARCANO –  08 > JUSTIÇA
O arcano maior, de número 08 indica a ideia de tudo o que exige um trabalho, uma pena, um esforço. O esforço continuado que tem por resultado estabelecer um equilíbrio entre a destruição das obras do homem pela natureza entregue a si mesma, e a conservação dessas obras. Daí a ideia de mediação ou equilíbrio e por consequência o de Justiça.

Na redução esotérica do ano 2015, o número ‘8’ é obtido pela soma dos algarismos que o compõe > (2+ 0 + 1 + 5 = 8).
Portanto o número ‘8’ de 2015 traz em si o simbolismo dos Arcanos maiores: 2 > ciência oculta; 5 > a vida prática ativa; entre o 2 e o 5 temos o “01” > falso Mago que na figura do Tarô é representada por uma espada.
Por sua vez o número 8 (Justiça) é complementado pelo número 11 – (A Força - arcano do segundo setenário).

A combinação dos algarismos do ano 2015 comporta outra leitura.
O número 20 > símbolo que exprime renovação pelo movimento próprio. Corresponde ao ‘Julgamento’ ou ‘Juízo Final’. E o número 15 > o Acaso manifestado em sua forma negativa > O Diabo.
Numa adaptação filosófica temos:
20 > Julgamento = renascimento moral = mudança.
15 > Diabo = o destino / as tentações > a ação da força mágica como agente transformador.

Vejamos as vibrações contidas  no conjunto:
2 > a Natureza naturante > geradora (Papisa)
0 > ruptura da cegueira moral (O Louco)
1 > o Homem > o Mago
5 > a Inteligência / autoridade (O Papa)
Da soma 2 + 0 +1 + 5 = 8 > A Justiça
Síntese: A inteligência do homem rompe a cegueira moral em sua origem através da autoridade gerando a Justiça.
Será um ano de grandes mudanças onde a justiça predominará. Porém, sem grandes ilusões. Vejamos o que diz o I-Ching:

O I-CHING:
I – CHING : - HEXAGRAMA 8 – (PI) = Solidariedade  (Terra / Água) – manter-se unido traz boa fortuna. A solidariedade deve ser espontânea  entre os que tem afinidades para não se unir com as pessoas erradas. É hora de fazer escolhas acertadas usando a inteligência (cabeça). Sem um começo acertado não pode haver um  final correto.
Tudo está em movimento, indefinido...
O símbolo do hexagrama ‘8’ tem a ‘Água’ (trigrama superior) sobre a  ‘Terra’ (trigrama inferior). A ‘Terra’ age como a mãe; é o elemento receptivo, abnegado, maleável. A ‘Água’ corresponde ao Abismal (perigoso) em movimento constante agindo em vários estágios. A água sobre a terra representa uma personalidade forte, capaz de liderar, une-se com outros encontrando seu complemento. A união deve prevalecer em todo organismo social.
A linha 5 deste hexagrama diz: - ‘O Rei generoso, na caçada, segue a regra que permite que a caça tenha oportunidade de escapar.’ – sempre é deixada uma frente aberta para a fuga...

Conclusões: - O ano de 2015 será de continuidade do que ocorreu em 2014. Se considerarmos o ano Cósmico teremos > 2003 (2+0+0=3)= 5. 
O número ‘5’ numa série ocupa o lugar central; por isso ele é considerado o travessão da balança. A máxima dos antigos diz: Não passes acima do travessão da balança; ou seja, não causes dano, pois os prejudicados serão elevados e os que causaram os danos serão punidos. A Justiça será Feita!

Soluções mais drásticas ficarão para 2016, cuja soma = 9 é um círculo que se fecha para baixo indicando o fim de um ciclo. Lembrando que o Arcano 16 é a ‘Torre Fulminada’ – a destruição total. A Estrela que representa a Esperança corresponde ao ano 2017 cuja soma é ‘10’ – (o número perfeito) – cujo Arcano é a Roda do Destino.

Os Anjos digam Amém!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

SALVE 2015! - ALEGRE ESPERANÇA ATRAI DESTINO FELIZ.

O ANO NOVO CHEGOU! ALEGRE ESPERANÇA ATRAI DESTINO FELIZ             

“O TEMPO É COMO A MÚSICA. PARA QUE EXISTA, É PRECISO TOCAR.”

–  MUITOS SÃO OS ACORDES QUE ‘TOCAM’ OS CORAÇÕES:  BASTA UM SORRISO, UMA DEMONSTRAÇÃO DE AFETO SINCERO, O VOO DE UM PÁSSARO, O MARULHAR DAS ONDAS DO MAR, OU O  VENTO A PASSEAR ENTRE AS ÁRVORES... TUDO SE TRADUZ EM  ACORDES MUSICAIS COMO O CANTICO  HARMONIOSO DE UM MANTRA  DESPERTANDO EMOÇÕES SIDERAIS  DE CORAGEM, SEGURANÇA, FELICIDADE E HARMONIA.

QUE OS ACORDES DO NOVO TEMPO SOEM HARMONIOSOS EM SUA VIDA.

58 – 88 – 83 – 29 – 71 – 84 – 43 – 96: (MANTRA DA CORAGEM)